A família da diretora de fotografia Halyna Hutchins (1979-2021), que morreu no set de filmagem do filme Rust em outubro do ano passado, entrou com um processo nesta terça-feira (15/02) contra Alec Baldwin e outros integrantes da produção do longa.
Leia Mais
Halyna Hutchins: Conheça a diretora morta no set de filme com Alec BaldwinRelembre acidentes graves que aconteceram em sets que assustaram Hollywood E agora?: Alec Baldwin nega ter disparado arma que matou diretora no setOSCAR 2022: Confira os indicados à premiaçãoVeja os indicados à Framboesa de Ouro, a premiação dos piores filmes do anoSérie em live-action de Os Padrinhos Mágicos ganha data e trailer oficialMaria Fernanda Cândido é destaque em novo cartaz de Animais Fantásticos 3Robert Pattinson e Christian Bale discutem sobre traje no mictórioA ação civil foi aberta no condado de Santa Fé, no Novo México, nos Estados Unidos, em nome de Matthew Hutchins, viúvo de Halyna, e do filho de 9 anos do casal. O pleito alega que comportamento imprudente e corte de custos levaram à tragédia.
O advogado Brian Parish citou uma lista, com "pelo menos 15 critérios" vigentes na indústria cinematográfica da sétima arte que foram ignorados no cenário do filme de velho oeste.
Além do ator, que também era um dos produtores do longa-metragem de velho oeste, o processo cita também sete produtores como réus: Ryan Smith, Allen Cheney, Nathan Klingher, Ryan Winterstern, Anjul Nigam, Matthew DelPiano e Emily Salveson.
Além, dos membros da equipe - como Sarah Zachry, Dave Halls, Hannah Gutierrez Reed, Gabrielle Pickle, Seth Kenney e outros - também são acusados.
"Halyna Hutchins merecia viver, e os réus tinham o poder de impedir sua morte se tivessem mantido seu dever sacrossanto de proteger a segurança de cada indivíduo em um set onde as armas de fogo estavam presentes", diz o texto protocolado em um tribunal americano.
"Em vez disso, eles cortaram os custos nos procedimentos de segurança no qual vidas humanas estavam em jogo, correndo para cumprir o cronograma e ignorando inúmeras queixas de violações de segurança. Este processo busca justiça pelas perdas de seus sobreviventes e responsabilizar aqueles que causaram sua trágica morte", acrescentou.
A defesa da família também não informou o valor exato que busca no julgamento contra Baldwin e os produtores de Rust.
As informações são do The Guardian.
O acidente no set de Rust
No dia 21 de outubro de 2021, o ator Alec Baldwin apontava uma arma para câmera no set de filmagem do longa-metragem Rust quando o revólver disparou, atingindo e matando a diretora de fotografia Halyna Hutchins.
O artista recebeu a arma do diretor assistente Dave Halls que gritou "arma fria!", ou seja, com balas de festim. A arma foi usada durante um ensaio em que Baldwin demonstrava como iria disparar, originando a tragédia. A diretora foi atingida em cheio no peito, não resistiu aos ferimentos e morreu.
O diretor Joel Souza também ficou ferido no ombro, chegou a ser hospitalizado, mas sobreviveu.
Aos 42 anos, Hutchins tinha créditos em curtas-metragens, produções de televisão e filmes desde 2012, segundo o IMDb.