Existem atores que terão suas imagens eternamente atreladas a alguns personagens. Seja por apego dos fãs, pela grandiosidade da história ou por simplesmente o público achar que 'combina'. Esta é a relação de Mark Ruffalo com Hulk, seu personagem no universo cinematográfico da Marvel.
Leia Mais
Cruella promove o caos em nova cena do filme da Disney; confiraMarvel divulga vídeo com Pantera Negra 2, Quarteto Fantástico e muito maisConfira as primeiras imagens de Os Eternos, da MarvelAtriz Olympia Dukakis, vencedora do Oscar, morre aos 89 anosStreaming: a única alternativa para a estreia de candidatos a blockbusterSe tivesse sido lançado, Homem-aranha 4 estaria celebrando 10 anos hojeStar Wars Day: veja as novidades da franquia mais famosa do cinemaLoki, próxima série da Marvel, ganha novas imagens em comercial de TV; vejaNetflix divulga trailer de comédia brasileira com Gkay e Flavia PavanelliA afinidade de Ruffalo com o herói é tanta, que muita gente nem se lembra que Edward Norton viveu o Doutor Bruce Banner em O incrível Hulk, de 2008. O site Adorocinema fez um levantamento e foi atrás para informar o que motivou a troca de atores para viver um dos maiores personagens da cultura pop.
Em 2008, a Marvel deu início ao seu universo cinematográfico, tanto com a estreia do primeiro Homem de ferro, com Robert Downey Jr, como com seu segundo filme daquele ano: O incrível Hulk, protagonizado por Edward.
Porém, a relação entre Norton e o estúdio não era das melhores. Apesar do longa ter sido considerado uma evolução com relação ao de 2003, protagonizado por Eric Bana, o difícil temperamento de Edward se tornou um 'complicômetro'. O ator se prestou a reescrever o script do filme e se intrometeu em outras fases da construção da obra, como a edição.
Quando a Marvel anunciou a produção do primeiro longa da saga Vingadores, o produtor norte-americano e presidente da Marvel Studios Kevin Feige deu uma declaração e confessou que o papel de Bruce Banner passaria por uma mudança: "Tomamos a decisão de não trazer Ed Norton de volta no papel de Bruce Banner em Vingadores. Nossa decisão não é tomada por fatores monetários, mas sim enraizada na nossa necessidade de um ator que personifique a criatividade e o espírito colaborativo presente em nosso elenco talentoso", contou na época.
Norton só deu sua versão da história em 2014, quatro anos depois da fala de Feige. Ele salientou que "experimentou o que desejava" ao viver Hulk e disse que "não queria ter associação com algo que afetasse a dedicação de um ator". Por fim, Edward disse que a sua manutenção no papel poderia o impedir de trabalhar em outros filmes importantes para sua carreira, como Moonrise kingdom e Birdman; o último, lhe rendeu a terceira indicação ao Oscar.
A velha nova opção
Já Mark Ruffalo era cotado para O incrível Hulk, mas foi descartado por ainda não ser tão conhecido. O estúdio procurava por nomes de maior relevância, como Robert Downey Jr, que ajudariam a engrenar o MCU (Universo Cinematográfico Marvel). Mas junto com a saída de Edward, Kevin Feige anunciou a chegada Mark para viver Bruce nos novos filmes do estúdio.
Ao todo, Ruffalo viveu seu Hulk em filmes como Os vingadores, Era de ultron, Thor: ragnarok, Guerra infinita e Ultimato. Mesmo diante de toda a adoração dos fãs ao seu personagem, o ator nunca pôde ter seu próprio filme neste universo, por conta dos direitos de Hulk ainda pertencerem a Universal Pictures. Mesmo assim, seu Banner dará o ar da graça na série She-hulk, protagonizada por Tatiana Maslany. A produção, porém, ainda não tem data prevista para estrear no Disney Plus.