O filme Raya e o último dragão apresentou desempenho inferior comparado ao live-action da lenda da icônica guerreira chinesa Mulan no Disney%2b.
Leia Mais
Disney+ quer que você pague valor a mais para assistir lançamento Raya e o último dragão já tem pôster e primeiro trailerRaya e o último dragão arrecada US$ 26 milhões em estreia mundial Raya e o Último Dragão, novo filme da Disney, tem easter egg de MoanaViúva Negra, próximo filme da Marvel, ganha novo trailer eletrizanteSpace Jam: Um novo legado ganha trailer cheio de referências; confiraTrailer de Space Jam: um novo legado será divulgado neste sábadoDe acordo com um relatório do Screen Ran, a animação apresentou um desempenho inferior comparado ao primeiro filme a experimentar o recuso Premier Acess no streaming, em setembro de 2020.
Mulan chegou à plataforma por um valor extra de US$ 30 dólares, permitindo aos usuários assistir o live-action durante três meses.
Disney chegou ao Brasil, em novembro do ano passado e o filme já estava incluso sem nenhuma cobrança extra. A plataforma do Mickey Mouse decidiu utilizar da mesma estratégia com a estreia de Raya e o último dragão.
Entretanto, o filme foi lançado simultaneamente em alguns cinemas e também estava disponível no streaming com Premier Acess, além da mensalidade de R$ 27,90 que os assinantes já pagam, quem quisesse assistir a animação teria que desembolsar uma grana extra.
Segundo a empresa de análise de dados, Business Insider, a animação de aventura e fantasia recebeu 20% menos compras no Disney nos Estados Unidos durante o seu fim de semana de lançamento do que a história da jovem destemida que arrisca a própria vida por amor à família e à pátria para se tornar uma das maiores guerreiras de toda a China, durante o mesmo período.
Logo, houve uma queda de 30% nas compras comprando uma produção à outra. Entretanto, a Disney não confirmou oficialmente esses dados.
Raya e o último dragão apesar de ter superado a pandemia do novo Coronavírus e o boicote dos cinemas, a animação estreou arrecadando apenas US$ 8,6 milhões (RS 48,4 milhões) nos Estados Unidos em 2.045 telas e ficou na liderança na América do Norte.
No entanto, não conseguiu coincidir com a impressionante bilheteria em tempo de pandemia do lançamento da dupla famosa Tom & Jerry: o filme que levou US$ 14,1 milhões (R$ 80,2 milhões) uma semana antes.
Globalmente o longa animado arrecadou apenas US$ 87 milhões de dólares, o que não é nada bom para um filme que teve um orçamento estimado em mais de US$ 100 milhões.
O filme teve recepção da crítica muito positiva com a aprovação no Rotten Tomatoes se estabelecendo em 94%, com nota de 7.80/10 baseada em 54 rewiews até o momento. E animação tem um easter egg de Moana.
Entretanto, a Disney continuará com o modelo Premier Acess, inclusive a plataforma anunciou que o live-action de Cruella e o filme solo de Viúva Negra serão lançados nos cinemas e no serviço de streaming simultaneamente.