Uai Entretenimento

CINEMA

Festival de Cinema de Havana é adiado pela segunda vez

O Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, conhecido como Festival de Havana, é um evento anual competitivo dedicado ao cinema latino-americano.  Principal prêmio é o Gran Premio Coral – cujo é símbolo dos grandes arrecifes de coral que povoam o mar do Caribe. O festival é realizado todo ano no mês de dezembro, na cidade de Havana, Cuba 

 

A intenção do evento é reconhecer e difundir as obras cinematográficas que contribuam no enriquecimento e à reafirmação da identidade cultural da América Latina e Caribe. Mesmo assim, não é deixado de lado o reconhecimento de filmes de outros lugares do mundo, enaltecendo também outras culturas e costumes. 



 

Neste ano, devido a pandemia, a 42ª edição foi organizada pensando numa dinâmica diferente para que fosse possível a efetivação do evento.

 

A primeira fase realizou-se entre os dias 3 e 13 de dezembro, ao todo com 92 filmes exibidos – estes fora da competição. Nessa fase era mantida medidas sanitárias rígidas, que suportava apenas 30% do público e obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o evento. Contudo, a pandemia estava em um momento controlado e sem aumento nos casos.

 

A segunda etapa do festival estava marcada para acontecer entre os dias 11 a 21 de março, devido ao aumento de casos de covid-19 em Cuba, a produção resolveu adiar. A capital está com crescimento nos casos de corona vírus, que até segunda-feira (8/2), Cuba registrava 33.484 casos da doença, 240 mortes e 27.594 curados. No site do evento há um comunicado aos 300.000 fãs, que todos os anos costumam visitar a capital.