Pelo terceiro ano consecutivo, a Porta dos Fundos lançou o seu especial de Natal. Teocracia em vertigem chegou ao Youtube nesta quinta-feira (10/12), no canal do grupo de humoristas.
Assim como os dois filmes anteriores, Teocracia em Vertigem faz críticas à sociedade e a religião católica. O nome da produção faz referência do documentário Democracia em vertigem, da mineira Petra Costa, que foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2020. Assim, o filme é um falso-documentário, contando a vida de Jesus com histórias descritas na Biblía. Além disso, a produção também recorda momentos da politica brasileira, como o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.
A temática das produções não agradou muitos brasileiros. No ano passado, após o especial de Natal da Porta dos Fundos A primeira tentação de Cristo, disponível na plataforma de streaming Netflix, a sede do canal de humor, no Rio de Janeiro, sofreu ataques com coquetéis molotov.
Os humoristas também foram atacadso por grupos religiosos, que fizeram protestos e pediram boicote à Netflix e ao Porta dos Fundos. Neste ano, o canal colocou a #NãoAssista vinculada ao especial de natal, como uma forma de sátira às criticas dos anos anteriores.
Em razão das críticas sociais, como de esperado, o filme foi assunto nas redes sociais e provocou comentários apoio e ódio.
Veja:
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria