Na extensa lista de atores que ficam para sempre marcados por um personagem em especial, Chadwick Boseman certamente ficará na história como o Pantera Negra. Porém, o ator que comoveu o mundo por sua morte precoce na última sexta-feira, aos 43 anos, vítima de um câncer de cólon, teve outros papéis além do emblemático herói africano da Marvel.
saiba mais
Atriz Letitia Wright, de 'Pantera Negra', compartilha fake news anti-vacina
Disney Plus homenageia Chadwick Boseman e muda introdução da Marvel
O futuro de 'Pantera Negra' depois da morte de Chadwick Boseman
Ator de Star Wars, John Boyega, revela ter sofrido racismo nos bastidores do filme
Chadwick Boseman receberá homenagem de sua cidade natal
Destacamento Blood
Já consagrado pelo Pantera Negra, o último filme que Boseman participou foi Destacamento Blood, de Spike Lee. Lançado em junho deste ano, foi uma das produções que o ator participou enquanto se tratava da doença, descoberta ainda em 2016. Elogiado pela crítica (avaliação média 82 segundo o Metacritic), o longa conta um grupo de veteranos afro americanos da Guerra do Vietnã que retornam ao país em busca dos restos mortais do seu comandante e de um tesouro que enterraram por lá. O filme aborda questões importantes sobre a participação e valorização de soldados negros no combate.
Disponível em: Netflix
Marshall: igualdade e justiça
Se na fantasia da Marvel Boseman faz justiça como o Rei T'Challa de Wakanda, que se transforma no Pantera Negra com a avançada tecnologia local, em Marshall: igualdade e justiça (2017) ele faz isso em uma história real, interpretando Thurgood Marshall, o primeiro juiz Afro-americano da Suprema Corte dos Estados Unidos. A trama dirigida por Reginald Hudlin, que nos anos 200 escreveu vários quadrinhos do Pantera Negra, é centrada num caso de quando o magistrado ainda era advogado e decidiu defender Josepho Spell (Sterling K. Brown), um homem negro acusado de atacar uma socialite branca em seu quarto, mas que jura não ser o culpado do crime.
Crime sem saída
Outro filme recente com Boseman é Crime sem saída, título bastante indicado para quem gosta de tramas policiais e de ação. Lançado no fim de 2019, em inglês se chama 21 bridges, ou seja, 21 pontes, referência aos 21 acessos terrestres para a ilha de Manhattan, em Nova York, que são fechados em uma madrugada depois que dois assaltantes matam oito oficiais da polícia local ao fugir da cena do crime. Quem determina a estratégia é justamente o personagem de Boseman, o detetive Andre Davis, intensamente dedicado a combater o crime na metrópole, mas com um histórico comprometedor de já ter matado pessoas nessa função. O papel pode parecer polêmico, especialmente para quem se destacou como um personagem icônico na construção de uma sociedade menos preconceituosa, violenta e desigual. Porém, a trama não foge de debates importantes sobre a violência policial, que tem a população negra como maior vítima no EUA.
Disponível em: Amazon Prime Video
King: Uma história de vingança
Nesse longa de 2017, lançado pela Netflix, Boseman é Jacob King, um sul-africano que viaja para Los Angeles para vingar a morte de sua irmã. Por lá, acaba caindo em um rede perigosa envolvendo o crime organizado da cidade, em outra opção indicada para fãs e ação e thrillers policiais. Dirigido por Fabrice Du Welz , o elenco ainda conta com Luke Evans , Teresa Palmer e Alfred Molina .
Disponível em: Netflix
Get on Up - A História de James Brown
Herói na luta contra o mal e contra a injustiça em tantas outras ocasiões, Boseman também teve protagonismo em uma trama musical. Em Get on Up - A História de James Brown, lançado em 2014, ele interpreta o astro do funk e do soul norte-americano na cinebiografia do cantor, dirigida por Tate Taylor. O longa também conta Viola Davis e Octavia Spencer.
Disponível em: Telecine Play
42 - A história de uma lenda
Antes do ícone da música, ele também passou por ídolo do esporte em 42 - A história de uma lenda, de 2013, que já mostrava o engajamento do ator em papéis relacionados à luta pela justiça racial. Ele assume o papel principal na cinebiografia de Jackie Robinson, primeiro jogador de beisebol negro a disputar a Major League Baseball (principal campeonato da modalidade nos EUA) na era moderna, no tardio ano de 1946. O filme mostra a rotina de preconceitos que o atleta sofreu nesse processo e conta com Harrison Ford interpretando Branch Rickey, grande incentivador da carreira de Robinson.
Disponível em: Looke, YouTube Filmes e serviços sob demanda de operadoras
Na Marvel
Como Pantera Negra, Chadwick Boseman está presente em quatro dos 23 filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. Apesar do longa protagonizado pelo Pantera Negra, lançado em 2018, sua primeira aparição com o personagem foi dois anos antes, em Capitão América: Guerra civil, quando é introduzido da narrativa, ainda como príncipe de Wakanda, acompanhado por seu pai, o então rei T'Chaka (John Kani). Já "consolidado" como Pantera Negra, ele retorna em Vingadores: Guerra infinita e Vingadores : Ultimato, em 2018 e 2019, respectivamente. Todos esses filmes deverão estar disponíveis no serviço de streaming Disney TV+, que chegará ao Brasil em novembro, com todo catálogo da Marvel disponível. Por enquanto, alguns deles podem ser vistos em outras plataformas:
Disponível em: Telecine Play
Pantera Negra
Disponível em: YouTube Filmes e serviços sob demanda de operadoras
Vingadores: Guerra infinita
Disponível em: YouTube Filmes e serviços sob demanda de operadoras
Disponível em: Amazon Prime Video