Com Olimpíadas canceladas, cinema ajuda a saudar os esportes

Para matar a saudade dos Jogos Olímpicos, confira três filmes com ampla repercussão no tema

Reprodução
Na semana em que começariam as Olimpíadas, o Correio indica alguns filmes sobre o tema, como Foxcatcher (foto: Reprodução)
A crise de saúde mundial causada pela pandemia da COVID-19 motivou o cancelamento de eventos por todo globo. Entre eles, as Olimpíadas. Os jogos serão sediados em Tóquio e estavam marcadas para começar amanhã e durariam até 9 de agosto. As datas foram transferidas para mesma época de 2021.

Assim, os fãs de esportes ficaram sem as competições aguardadas há quatro anos. Para matar um pouco a saudade, o Correio indica filmes com histórias olímpicas.

Raça (2016), de Stephen Hopkins 
A jornada do atleta negro que desafiou o nazismo. O longa que conta história de Jesse Owens, corredor negro que precisou vencer os competidores e o racismo para conquistar as quatro medalhas de ouro que levou nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, em pleno governo de Adolf Hitler.


Foxcatcher — Uma história que chocou o mundo  (2014), de Bennett Miller
A história da equipe de luta greco-romana patrocinada pelo bilionário John du Pont. O time visava dar todas as possibilidades para que atletas norte-americanos fossem classificados para as Olimpíadas de Seul, em 1988. O grupo tinha como principal estrela Mark Schultz, campeão olímpico em 1984, que acreditava estar ainda na sombra do irmão, Dave Schultz, também medalhista de ouro em Los Angeles 1984.

Vitórias de uma vida (2014), de Gregg Champion 
O longa apresenta toda a trajetória de Gabby Douglas, a primeira ginasta negra a vencer uma medalha olímpica. A norte-americana levou o ouro no individual geral e o ouro por equipes em Londres (2012), se tornando também a primeira atleta do país a vencer as duas provas na mesma olimpíada. O filme apresenta os obstáculos vinculados não só à pratica do esporte, mas a luta contra o racismo no esporte.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira

MAIS SOBRE CINEMA