A diretora mineira Petra Costa postou nesta quinta-feira (30) em suas redes sociais, uma mensagem que recebeu de Chico Buarque, em vídeo.
O cantor e compositor elogia o filme Democracia em vertigem, com o qual Petra concorre ao Oscar de melhor documentário, no próximo dia 9 de fevereiro, e termina dizendo, "Obrigado, Petra Costa, parabéns pelo seu filme e boa sorte!".
Mestre @chicobuarque sobre o nosso #DemocraciaemVertigem e como vai o Brasil de hoje%u2026
%u2014 Petra Costa (@petracostal) January 30, 2020
%u201CO que a gente vê ali assistindo as cenas hoje, dá impressão de que estavam brincando com a democracia.. o resultado está aí: temos hoje um país governado por loucos.%u201D pic.twitter.com/Ad0lX3XaAe
Chico afirma que a cineasta "soube captar, no calor da hora, com senso de oportunidade, os bastidores da cena política, principalmente a partir de 2014". Ele diz ainda que "os derrotados não aceitaram o resultado das urnas" e que "não souberam esperar mais quatro anos, quando talvez pudessem implantar um governo liberal, um governo conservador, tudo bem".
saiba mais
Ainda sobre o quadro desenhado no filme, que está disponível no catálogo da Netflix, ele afima que "o que a gente vê ali dá a impressão de que estavam brincando com a democracia" e avalia que o resultado é que "temos hoje um país governado por loucos".
Democracia em vertigem foi selecionado para a disputa do Oscar de melhor documentário. O Brasil apresentou A vida invisível, como seu representante na disputa da estatueta de melhor filme internacional, mas o longa de Karim Aïnouz não obteve uma vaga. Dois papas, produção da Netflix dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles, obteve três indicações.