O espetáculo Arandu – Lendas amazônicas cumpre temporada a partir de hoje (6) até dia 11, no Centro Cultural Banco do Brasil – Praça da Liberdade, 450, Funcionários. Nesta quarta, quinta (7), sexta (8) e segunda (11), as apresentações serão às 15h. No sábado (9) e domingo (10), às 18h30. A direção e concepção são de Adilson Dias, que viveu em situação de rua na década de 1990 e foi amparado pela arte quando ia ao CCBB-RJ para tomar água. O trabalho de pesquisa durou um ano e meio e o diretor e autor carioca, de 38 anos, mergulhou no universo das artes. No palco, uma índia vivida pela atriz macapaense Lucia Morais conta histórias da grande floresta em uma viagem imaginária pela nossa ancestralidade indígena. No dialeto tupi-guarani, arandu significa um misto de sabedoria e conhecimento. Entrada franca. Informações: (31) 3431-9400.
Orquestra de Choro
Quarta cultural
O projeto Quarta Cultural recebe, às 12h30, no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro), a Orquestra de Choro da UFMG sob a direção do professor Marcos Flávio Freitas. A orquestra é composta por alunos da Escola de Música da UFMG e visa à formação de novos intérpretes do gênero, à divulgação do choro e à formação de público. O repertório reúne orquestrações originais feitas por Pixinguinha, além de arranjos cedidos e feitos especialmente para esta formação. Entrada franca. Informações: (31) 3409-8306.
show
O músico mineiro Marcos Braccini e o grupo Kriol (foto) se reúnem para apresentação nesta quarta (6), às 20h30, no Teatro do Centro Cultural do Minas Tênis Clube – Rua da Bahia, 2.244, Lourdes. Braccini mostra no palco o repertório do seu novo álbum, previsto para 2020, e as músicas do seu disco de estreia, Noturno (2014). Os shows também celebram o selo Klave, dedicado a novos autores e pelo qual o Kriol lança seu primeiro trabalho. Na sexta-feira (8), a apresentação será no Teatro Municipal de São João del-Rei. Ingressos a R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia). Informações: (31) 3516-1360.
Mostra Coletiva
A mostra coletiva de arte e design Expor recanto do poeta está em cartaz em Lagoa Santa, na Contemporânea Confraria de Arte e Design (Avenida Palmeiras, 296, Bairro Recanto do Poeta). A exposição, com curadoria de Lucilene Bredoff, inclui trabalhos de criadores mineiros e seus olhares sobre o mundo, de técnica própria e suas referências, sendo que as diversas particularidades remetem à contemporaneidade. Além de Bredoff, participam da exposição Marcos Esteves, Henrique Piantino e Letícia Pinto. Entrada franca. Informações e agendamento de visitas: (31) 99101-0802.
RUBIÃO E ROSA
PALESTRAS
A Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Lourdes) realiza nesta quarta (6), às 20h, o último encontro do ano do projeto Lacan na Academia – Conversando com a literatura, no qual o professor Gilson Iannini e o diretor teatral Marcos Malafaia proferem a palestra “O sonho e a emergência do estranho em Murilo Rubião”. Já nesta quinta (7), Mônica Meyer apresenta “A natureza do sertão pelo olhar de Guimarães Rosa”, às 19h30. Entrada franca. Informações: (31) 3222-5764.
Arquivo Público
LANÇAMENTO
Representações do conjunto da Praça da Estação no acervo do Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte será lançado nesta quarta-feira (6), às 14h, no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas – Rua Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico. A publicação faz parte da série O arquivo e a cidade e traz uma mostra de documentos relacionados ao conjunto da Praça da Estação, organizada por assuntos que contemplam diferentes áreas da vida da sociedade belo-horizontina. O lançamento será seguido de mesa-redonda com professores e profissionais que discutirão sobre aspectos da história e do patrimônio cultural e edificado do conjunto. Entrada franca. Informações: (31) 3319-4152.
FIM
CONCERTOS
O Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174, Centro) apresenta nesta quarta (6), às 19h, o concerto Gilu, e, às 20h, Soundpainting, com João Paulo Prazeres. Na quinta-feira (7), às 19h, será a vez do concerto Vórtice %2b Rômulo Alexis. Às 20h, Marco Scarassatti e Rodrigo Tavares convidam Vinicius Mendes. Os shows fazem parte da primeira edição do Festival Improvisada de Música (FIM), que inclui roda de conversa sobre improvisação livre e diversos concertos musicais. Entrada franca. Informações: (31) 3409-8290.
.