saiba mais
Mostra de Cinema de Ouro Preto destaca as culturas regionais do país
Novo teaser de 'O Rei Leão' revela voz de Nala, interpretada por Beyoncé
Elton John critica censura na Rússia a cenas de sexo no filme sobre sua vida
'O Rei Leão': Disney divulga pôsteres dos personagens do live-action
Hollywood homenageia Denzel Washington pelos 50 anos de carreira
Turner comentou o desafio, sem meias palavras, ao jornal americano. “Caguei nas calças ali mesmo”, brincou a quase sempre irreverente atriz, referindo-se ao aviso do cineasta e roteirista Simon Kinberg sobre a importância de sua missão. A trama, que marca o début do até então produtor na direção, começa em 1975, mostrando a chegada de Jean à escola do Professor Xavier (James McAvoy). Depois, salta para 1992, quando os X-Men são celebrados como heróis, apoiados pelas autoridades. Jean é parte do time, assim como Hank/Fera (Nicholas Hoult), Tempestade (Alexandra Shipp), Mercúrio (Evan Peters), Kurt/Noturno (Kodi Smit-McPhee), Raven/Mística (Jennifer Lawrence) e Scott/Ciclope (Tye Sheridan), com quem ela tem um caso de amor.
No conflito entre Jean com ela mesma e com os outros X-Men, o estrelado elenco é reforçado por Michael Fassbender, novamente como Erik/Magneto. Vilão em outros filmes, ele agora vive em paz numa comunidade hippie exclusiva para mutantes, em trégua com autoridades que os perseguiam. Porém, os acontecimentos o devolvem à rotina de embates – o último ato traz muita ação e longa cena de explosões e pancadaria, além do show de poderes dos mutantes a bordo de um trem.
Apesar da estrutura de roteiro simplória comparada a outros filmes de X-Men, com elementos batidos de filmes de heróis (a exemplo do inimigo de outra galáxia que planeja destruir a Terra), Fênix Negra tenta explorar com tons mais sombrios os conflitos psicológicos da poderosa protagonista. Um dos motivos dessa aposta foi a experiência de Sophie Turner como a Sansa Stark de Game of thrones – prisioneira da família que assassinou seu pai, forçada a se casar com o integrante do clã que matou sua mãe e estuprada na noite de núpcias, ela se vinga e vira rainha.
Destaque na última temporada de Game of thrones, ela ganhou elogios do diretor de Fênix Negra. Simon Kinberg revelou que Sophie estudou livros, artigos e vídeos sobre esquizofrenia e transtornos mentais para construir a personagem partindo de algo real. "Sempre sou 'puxada' por mulheres fortes e independentes. Sansa e Jean são assim. Às vezes usam as coisas terríveis que acontecem com elas para se tornarem incrivelmente fortes", disse a estrela em vídeo exibido pela HBO.
O fim de uma era: último filme encerra nova linha do tempo; entenda:
Fênix Negra marca o fim da franquia X-Men no cinema. Sucesso nos quadrinhos e na série televisiva animada, a trama de heróis e vilões mutantes idealizada por Stan Lee e Jack Kirby ganhou seis versões anteriores nas telas, além de três filmes dedicados a Wolverine (Hugh Jackman) e dois a Deadpool (Ryan Reynolds), que fazem parte desse universo.
A primeira trilogia cinematográfica, lançada nos anos 2000, com Patrick Stewart como Professor Xavier e Ian McKellen como Magneto, já trazia a personagem Jean Grey, então interpretada por Famke Janssen.
Em 2011, nova sequência foi lançada pela Fox, iniciando-se com X-Men: Primeira classe, cuja história se passa em 1962 e mostra a origem da Escola do Professor Charles Xavier e da Irmandade de Mutantes, liderada por Magneto, pela primeira vez interpretados por James McAvoy e Michael Fassbender, respectivamente. No filme seguinte, X-Men: Dias de um futuro esquecido (2014), a trama inclui uma viagem no tempo que altera futuros acontecimentos e descarta tudo o que se passou na primeira trilogia. Por isso, foi possível a esse último longa dar um destino diferente para Jean Grey e outros personagens.
Apesar da temática ficcional, X-Men sempre foi visto pela crítica como metáfora sobre o preconceito e a dificuldade de aceitação das diferenças.
OS FILMES
X-Men: O Filme (2000)
Diretor: Bryan Singer
X-Men 2 (2003)
Diretor: Bryan Singer
X-Men: O confronto final (2006)
Diretor: Brett Ratner
X-Men: Primeira classe (2011)
Diretor: Matthew Vaughn
X-Men: Dias de um futuro esquecido (2014)
Diretor: Bryan Singer
X-Men: Apocalypse (2016)
Diretor: Bryan Singer
X-Men: Fênix Negra (2019)
Diretor: Simon Kinberg