Ganhar um Oscar logo no primeiro longa é um reconhecimento para poucos até hoje, em 91 anos da premiação. Mais do que conquistar esse feito no ano passado – pelo roteiro de Corra! – o também diretor e produtor Jordan Peele se tornou uma esperança de renovação em Hollywood, em tempos de crise de originalidade nas produções e da representatividade negra em grandes produções. Peele foi também o primeiro negro a vencer na categoria de melhor roteiro original, o que só fez aumentarem as expectativas em torno de seu segundo longa, Nós, que estreia nesta quinta-feira (21) nos cinemas. Assim como seu antecessor, o longa segue a linha de suspense e terror, com uma história que propõe ao espectador também refletir sobre as questões por trás de seu medo.
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OPOSTOS
“Elas são muito diferentes, diametralmente opostas uma à outra, mas eles também estão conectados, então tive que ir a alguns lugares escuros dentro de mim para encontrar a sósia”, disse a atriz, em entrevista concedida na semana passada a Ellen DeGeneres, no programa televisivo da apresentadora norte-americana. Ela ainda confidenciou que era necessário “tirar uma soneca” entre as gravações de cada uma e falou que “pularia de um penhasco” por Jordan Peele, por ser “loucamente apaixonada” pela mente dele.
Diferentemente do que ocorre em Corra!, as tensões raciais não estão no plano principal. No entanto, além de prender a respiração e tomar alguns sustos, também é possível pensar em questões importantes ao assistir a Nós. “Não é sobre raça. É, em vez disso, sobre algo que sinto que se tornou uma verdade inegável: o simples fato de sermos nossos piores inimigos”, disse Peele à revista The Hollywood Reporter. Apesar disso, alguns contrapontos são colocados com ironias sutis, em momentos mais cômicos, que mostram, por exemplo, a amizade que os Wilson têm com uma família branca coadjuvante, que também passa o verão no local.
Ainda que não fale diretamente sobre racismo desta vez, o cineasta não abre mão do protagonismo dado a personagens e artistas negros, em sua proposta de um terror ao mesmo tempo assustador, divertido e socialmente relevante.