O cineasta mexicano Alfonso Cuarón conquistou no sábado (2) o prêmio entregue pelo Sindicato de Diretores dos Estados Unidos por Roma, consolidando sua trajetória rumo ao Oscar. “Guillermo, obrigado, cara!”, comemorou Cuarón, abraçando seu compatriota Guillermo Del Toro, que ganhou o prêmio no ano passado por A forma da água e que lhe entregou a honraria. Cuarón disse que receber o prêmio das mãos do compatriota e amigo Del Toro era um “milagre da vida” e tornava a ocasião ainda “mais especial”.
Leia Mais
'Vice' mostra como se constrói a carreira de um político abominável Mãe pede ao Oscar que exclua filme sobre o assassinato de seu filho'Creed II' é meio clichê, mas tem cenas que fazem você dar soco no arPeter Jackson vai fazer documentário sobre 'Let it be', dos BeatlesFilme sobre 'cura gay' com Nicole Kidman é cancelado no BrasilFramboesa de Ouro: saiba qual foi o pior filme do ano Filme mexicano Roma fatura o Bafta, considerado o 'Oscar britânico''Guerra fria' tece sinfonia amorosa em um mundo dissonanteRobert Pattinson pode estar entre cotados para interpretar BatmanBradley Cooper diz estar 'aterrorizado' por cantar na premiação do OscarDel Toro disse que o filme, indicado em 10 categorias do Oscar, incluindo melhor filme e direção, era “absolutamente soberbo, perfeito e muito complicado”. Cuarón, que voltou ao palco cinco anos após receber o prêmio por Gravidade, em 2014, agradeceu em especial a Yalitza Aparicio, que interpreta a empregada Cleo, e Marina de Tavira, que faz o papel da mãe.
“Obrigado a Libo , minha mãe e meu país, o verdadeiro arquiteto de Roma”, disse o diretor. Antes do anúncio do prêmio, Cuarón observou que há “mais de 70 milhões de empregadas domésticas no mundo, e esse número não inclui crianças”. “Roma conta a história de uma delas”, afirmou.
Cuarón venceu Spike Lee (Infiltrado na Klan), Adam McKay (Vice), Peter Farrelly (Green book: O guia) e Bradley Cooper (Nasce uma estrela). Roma é o segundo filme de língua não inglesa premiado pelo Sindicato dos Diretores.
O Sindicato dos Diretores é um dos melhores termômetros para o Oscar. De seus últimos 15 vencedores, 14 levaram também a estatueta, incluindo o próprio Cuarón, em 2014. A edição 2019 do Oscar está marcada para o próximo dia 24, em Los Angeles. Bo Burnham (Eighth grade) ganhou o prêmio de melhor diretor estreante, superando os prognósticos que apontavam Bradley Cooper.
Também na noite de sábado, Roma venceu o Goya, o prêmio de cinema espanhol, como melhor filme iberoamericano..