Independentemente de quem levar os principais prêmios em 24 de fevereiro, a 91ª edição do Oscar já tem um vencedor: a Netflix. Roma, de Alfonso Cuarón, produzido pela plataforma de streaming, obteve 10 indicações – A favorita, do grego Yorgos Lanthimos, também emplacou 10, dividindo a liderança da disputa. Mais que isso: Roma disputa a estatueta de melhor filme e se tornou a primeira produção da Netflix a concorrer ao prêmio máximo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Além de concorrer a melhor filme do ano, Roma está também entre os cinco indicados a melhor filme estrangeiro (é o candidato do México) e sua vitória é dada como certa nessa categoria. Ele não é, no entanto, o primeiro longa de uma plataforma de streaming a ser indicado a melhor filme. O feito, de 2016, é de Manchester à beira-mar, produção da concorrente Amazon Prime Video.
saiba mais
'Roma' e 'A favorita' recebem 10 indicações ao Oscar. Confira lista
Com quatro prêmios, Roma domina Critic's Choice Awards
Roma estreia nos cinemas e via streaming e consolida Netflix como produtora
Polêmicas disputarão os holofotes com o glamour na festa do Oscar
Netflix dá dor de cabeça no Festival de Berlim
Com o objetivo de fazer história no Oscar, no entanto, a Netflix reviu sua estratégia. Depois de colocar o filme numa série de outros festivais, onde ele continuou acumulando prêmios, a empresa anunciou um lançamento restrito em cinemas (o que o habilitou a competir nas demais categorias do Oscar), antes da disponibilização para todos os seus assinantes –no dia 14 de dezembro passado, quando passou a ser visto nas TVs, smartphones e tablets do mundo inteiro.
No Brasil, Roma vem sendo exibido em cinemas de algumas cidades. A exibição é feita por demanda das salas. Belo Horizonte ainda não teve nenhuma sessão, o que talvez mude agora, com as 10 indicações recebidas pelo longa.
Cuarón, em entrevistas, já deixou claro seu posicionamento entre a briga de distribuidores de cinema e plataformas de streaming: “Quantos cinemas você acha que exibiriam um filme mexicano, em preto e branco, falando em espanhol e dialeto, um drama sem nenhuma estrela no elenco?”, retrucou o cineasta a um jornalista nos bastidores do Globo de Ouro, de onde Roma saiu com os troféus de melhor diretor e filme estrangeiro.
Roma não é a única vitória da Netflix nesta manhã de indicações. Produção dos irmãos Joel e Ethan Cohen, A balada de Buster Scruggs, outra produção da plataforma de streaming, concorre em três categorias.