Em 1978, o mundo via, pela primeira vez, uma aventura do Superman nos cinemas, com o filme dirigido por Richard Donner e com Christopher Reeve no papel principal. Agora, 40 anos depois, o longa-metragem retorna aos cinemas brasileiros, numa cópia remasterizada.
Ao todo, 53 salas de cinema da rede Cinemark vão exibir o filme nesta terça-feira (4), às 20h. Em Belo Horizonte, as sessões ocorrerão no BH5, no BH Shopping, e no Pátio 1, no Shopping Pátio Savassi. Os ingressos já estão à venda no site da rede. De acordo com a diretora de marketing da Cinemark, Bettina Boklis, a versão que será exibida tem “imagem e som no mesmo padrão do cinema contemporâneo”.
saiba mais
Grupos artísticos pedem ajuda para viabilizar apresentações e projetos
Livro reúne colagens da artista plástica Beatriz Milhazes
Rosa Passos lança álbum autoral com influência latina
'Superganância': os bastidores da criação do Superman e a guerra judicial pelos direitos autorais
Roteirista de 'O Rei Leão' original diz estar preocupada com live-action
Superman: o filme chegou a ser indicado a três prêmios do Oscar – melhor edição, melhor música e melhor-mixagem. Ganhou, porém, um prêmio especial, por seus efeitos visuais. No Bafta, o Oscar britânico, Christopher Reeve foi apontado como mais promissor novato a ser protagonista em filmes.
À época, o longa foi considerado o mais caro da história, com orçamento de US$ 55 milhões. Em sua exibição original, faturou cerca de US$ 300 milhões.
O sucesso garantiu uma sequência, que chegou, porém, cercada de polêmica. Richard Donner foi demitido e substituído por Richard Lester, que viria a dirigir também o terceiro filme da série. Inicialmente, a ideia era que os dois primeiros filmes fossem gravados simultaneamente, mas, com a demissão de Donner, o longa foi interrompido com cerca de 75% das filmagens concluídas. Lester chegou a refilmar cenas gravadas por Donner.
Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, o personagem da DC Comics completou, em 2018, 80 anos de existência, desde que seu primeiro quadrinho foi publicado, em junho de 1938.