O diretor Brad Bird usou seu Twitter nesta sexta-feira (16) para ressaltar seu pedido de que a animação 'Os Incríveis' deixe de ser classificada como "infantil" ou "para crianças".
Em julho deste ano, Brad havia publicado um tuíte em resposta a um seguidor que criticou o palavreado presente em um "filme infantil".
saiba mais
Mostra em cartaz até dia 30 exibirá 16 filmes do cineasta Stanley Kubrick
Disney divulga data de estreia, cartaz e novo trailer do live-action de Dumbo
Pôster oficial de 'Capitã Marvel' é divulgado
Live-action de 'Rei Leão' tem trailer divulgado; assista
Festival I Love Jazz chega a BH com shows nacionais e internacionais
A resposta de Brad veio em seguida: "Com todo o respeito, este não é um "filme infantil". É uma animação, e categorizado como PG [classificação indicativa usada nos Estados Unidos que indica que a produção possa conter linguagem ofensiva ou cenas de violência]".
With all due respect, it is NOT a %u201Ckids movie%u201D. It is animated, and rated PG. https://t.co/a6tGzoWvzy
%u2014 Brad Bird (@BradBirdA113) July 2, 2018
Nesta sexta-feira (16) porém, o assunto voltou à tona quando uma seguidora mostrou que a loja virtual do iTunes inclui o filme na categoria de "Kids & Family" ["Crianças e família"].
%uD83D%uDE44 You might want to inform iTunes and all your other platforms then! %uD83D%uDC4E%uD83C%uDFFC Looks like a KIDS MOVIE to me. pic.twitter.com/TW4B72vYqP
%u2014 Kari Fabian (@karijae) November 16, 2018
Brad respondeu: "Obrigado por chamar minha atenção a isso. Nossa classificação não deveria ser diferente dos filmes de aventura da Marvel ou Lucasfilm apenas porque são animados."
Thanks for bringing this to my attention, @karijae .
%u2014 Brad Bird (@BradBirdA113) November 16, 2018
Our classification should be no different than adventure films from Marvel or Lucasfilm just because we%u2019re animated. What would you call sexism or racism for an art form? Medium-ism? https://t.co/AyDarP3vj9
"Como você chamaria sexismo ou racismo para uma forma de arte?", questiona, em seguida.
O diretor Guillermo del Toro também opinou sobre a discussão em seu Twitter: "Animação é o meio, não um gênero - e nem um interesse restrito apenas a crianças ou famílias."
Animation is a medium, not a genre- nor an interest for kids & families only. https://t.co/SGXcpuscrM
— Guillermo del Toro (@RealGDT) November 16, 2018