Quando soube da existência de um lugar para reabilitação de dependentes químicos que usa como único recurso a oração cristã, o diretor francês Cédric Kahn reagiu como o agnóstico que é. Kahn não se interrogou se a fé em Deus é capaz de levar à cura definitiva de um sofrimento psíquico. Mas ficou fascinado pela experiência daqueles que “atravessam a morte em vida”. Em visita ao lugar, ele conversou individual e coletivamente com as pessoas sob tratamento e acompanhou sua rotina de orações e outras atividades conjuntas. A partir de seu fascínio por esse tema, o cineasta filmou A prece, que estreia nesta quinta-feira (8), no Cine Belas Artes, em Belo Horizonte.
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Tendo a seu favor um ator imenso, uma participação especial de Hannah Schygulla na “grande cena do filme”, a magnífica paisagem da montanha, uma dose de romance no roteiro e uma ideia clara do que queria dizer, Kahn fez um longa para os fiéis do bom cinema, sejam quais forem suas outras crenças.
Você disse em entrevista ao crítico Olivier Père que houve uma primeira versão do roteiro que “não funcionava”. O que era preciso para que esse filme funcionasse?
Os testemunhos que acompanhei (no centro de recuperação) me abriram a possibilidade de fazer um filme que não era propriamente sobre a história daquelas pessoas com a droga, mas sobre sua experiência com Deus. Mas, além desses testemunhos, o roteiro precisava ter realidade. Precisava ser preenchido não apenas por essas histórias, mas também pelas sensações que tive dividindo essa experiência.
Se o roteiro tinha necessidade da realidade, não pensou em fazer um documentário?
Todo filme é uma espécie de documentário.
O desempenho de Anthony Bajon é aquilo que se costuma chamar de revelação de um grande ator. Como o escolheu?
O roteiro não revela nada sobre a história de Thomas. É uma tarefa muito difícil para um ator envolver o espectador sem que ele saiba nada a seu respeito. Não procurei o protagonista.
E tenho a impressão de que se desenha muito também no olhar. Quando fez Pixote – A lei do mais fraco (1981), o cineasta brasileiro Hector Babenco disse que um personagem desses requer que o ator o transmita com o olhar.
Certamente.
A participação de Hannah Schygulla é um luxo a que o filme se permite?
Isso foi um grande presente. Precisávamos de uma atriz com um rosto muito bonito e, ao mesmo tempo, duro. Propusemos a Hannah Schygulla, e ela aceitou imediatamente. Naquela cena, ela demonstra que tem o papel no olhar – a autoridade, a compaixão, a bondade. É a grande cena do filme.
Quando escolheu fazer um filme que gira em torno da fé cristã, neste momento de avanço do conservadorismo nos costumes e da direita radical na política, não teve receio de ser considerado um reacionário?
Não. Enquanto estava fazendo o filme, isso nunca me ocorreu. É verdade que, agora, na etapa de promoção, tenho ouvido umas perguntas estranhas. Católicos muito radicais e laicos muito rígidos desgostam do filme. Os que gostam de A prece são os católicos e laicos mais abertos. Para gostar desse filme é preciso ter uma forma de tolerância e de liberdade de espírito.
É comum a ideia de que os cineastas têm um único tema de interesse, que desenvolvem ao longo de sua obra. É correto pensar que a necessidade da fé para dar sentido à vida é o seu tema?
Sim, meus filmes (O tédio, Le regrets, Une vie meilleure) tratam sempre de questões existenciais. Outra constante são as pessoas marginalizadas, ou melhor, como as pessoas marginalizadas conseguem encontrar o seu lugar. Mas são histórias positivas. A prece, para mim, é uma história de fraternidade – o que salva é o grupo, a vida em comum, a amizade.
Por que mudou de ideia?
Porque a “prece” é a esperança. É mais amplo, mais largo, mais bonito, mais nobre..