Talvez esta terça-feira (15), seja o dia das grandes expectativas de Cannes. Começou com o retorno de Lars von Trier a Cannes, com The house that Jack built. À noite terá, como num movimentado cartum - espera-se -, Uma história Star Wars. Solo.
Von Trier amargou sete anos de exílio do festival, desde que, em 2011, foi considerado persona non grata por declarações polêmicas durante a coletiva de Melancolia. Ao fim de uma divagação sobre o romantismo alemão, o autor dinamarquês disse que chegava a entender Adolph Hitler. Escândalo, escândalo! Foi chamado de nazista.
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The house that Jack built passa-se ao longo de 12 anos, acompanhando as atividades de um assassino em série. Numa cena, ele grita que matou 60 pessoas, e está prestes a assassinar a 61ª. A polícia, advertida, não leva a sério e o crime consolida-se.
Von Trier divide seu relato em cinco "incidentes". O primeiro envolve Uma Thurman, que Jack/Dillon encontra numa estrada deserta. O carro enguiçou, o macaco (ferramenta) não funciona. Uma insiste que ele a ajude, mas fica o tempo todo a provocá-lo como serial killer potencial. Quando ele age, de forma muito violenta, alguém dirá que ela mereceu - é o tipo de humor macabro que Von Trier gosta de exercitar.
Ao longo desses e dos demais incidentes, as feministas vão encontrar mais do que suficientes elementos para protestar contra o machismo do diretor. A desumanidade marca o tom dos episódios - cinco como no filme de Jean-Luc Godard, O livro da imagem.
Von Trier adora uma provocação e carrega no que se espera seja o imaginário de um nazista. Durante todo o tempo ele está querendo construir a casa do título, mas o processo não avança. Na trilha, ele conversa com um misterioso Verge, mas Bruno Ganz só aparece no finalzinho. Graças a uma sugestão sua, Jack finalmente constrói a casa - o horror, o horror. "A Casa", o filme, vai dar o que falar, como todo Von Trier. Esteticamente, é uma obra exigente, avançada. Está longe de ser prazerosa.
As vítimas de Jack podem gritar por socorro, ninguém as ajuda. No que seria, talvez, o sexto incidente, Verge leva Jack a conhecer o inferno. Antes disso, o diretor já mostrou que o inferno é aqui, nesse mundo desumano. Só para lembrar, em Um beijo antes de morrer, de James Dearden, Matt Dillon já interpretou, senão um serial killer, um assassino frio, e cruel.
Abaixo, confira o trailer de The house that Jack built: