A Academia de Cinema americana informou nesta quinta-feira (3) que expulsou o ator Bill Cosby e o diretor Roman Polanski, ambos condenados por agressão sexual.
A decisão foi tomada em 1 de maio, numa reunião do conselho, e apoia-se "nas normas de conduta da organização", segundo um breve comunicado que não faz referência aos casos.
Em outubro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas expulsou o outrora todo-poderoso produtor Harvey Weinstein em meio ao escândalo provocado por denúncias de assédio e abuso sexual.
saiba mais
Mulher de Bill Cosby defende marido contra 'linchamento' público
Júri declara ator Bill Cosby culpado de agressão sexual
Ator Bill Cosby confirma que não testemunhará em julgamento
Tarantino pede desculpas por defender Roman Polanski em caso de estupro
Pena de Bill Cosby por agressão sexual será revelada no fim de setembro
Weinstein, Cosby e Polanski integram agora uma lista de apenas quatro membros da Academia expulsos.
Cosby, de 80 anos, foi condenado na semana passada por drogar e abusar sexualmente de Andrea Constand, de 45 anos, em janeiro de 2004, enquanto o diretor franco-polonês é há quatro décadas foragido da justiça americana por fazer sexo em 1977 com Samantha Geimer, quando ela tinha 13 anos de idade.
O aclamado cineasta chegou a se declarar culpado em troca da retirada das acusações mais graves, mas fugiu para a França convencido de que o juiz não respeitaria o acordo e o mandaria para a prisão.