O cineasta americano Martin Scorsese foi anunciado nesta quarta-feira (25) como o vencedor do prêmio espanhol Princesa das Astúrias das Artes, pela trascendência de sua obra que o tornou uma "figura indiscutível do cinema contemporâneo".
Scorsese, 75 anos, dirigiu "mais de 20 de filmes que já fazem parte da história do cinema e permanece atualmente em plena atividade", afirmou o júri em sua decisão, divulgada em Oviedo (norte da Espanha).
Leia Mais
Saga Harry Potter lança Hogwarts Mistery, game oficial para celularFestival 'É tudo verdade' premia filmes sobre violências contra minoriasAnálise: Nelson Pereira dos Santos foi essencial para cinema de MinasInspirado em história real, 'A cidade do futuro' mostra a família pouco convencionalO júri destacou que o americano "desenvolveu também uma intensa e ampla tarefa de recuperação, restauração e difusão do patrimônio cinematográfico histórico" por meio de projetos como The Film Foundation e World Cinema Project.
O prêmio das Artes é o primeiro dos oito anunciados pela Fundação Princesa da Astúrias.
Dotados com 50 mil euros e uma escultura criada por Joan Miró, o prêmio homenageia pessoas ou instituições relevantes em áreas que vão da pesquisa científica aos esportes.
CANNES O diretor também será homenageado em 9 de maio, durante a programação do Festival de Cannes. Ele receberá o prêmio Carrosse d'or como reconhecimento de sua contribuição à sétima arte. Na ocasião da entrega, será exibido o filme Caminhos perigosos, seu primeiro sucesso, que integrou a Quinzena dos Realizadores no festival francês em 1974. Dois anos depois, ele recebeu a Palma de Ouro por Taxi Driver. Em 1986, Scorsese foi eleito, na premiação, o melhor diretor pelo filme Depois de horas.