Com dois filhos em casa “cercados” pela internet, a cineasta Carolina Jabor, de 43 anos, tem receios e sobressaltos comuns a qualquer pai ou mãe. “Não há quase limites ao acesso à rede. Tanta informação, tanta gente interagindo... A não seleção é o que mais me preocupa. Na atualidade, quase tudo é oferta”, afirma ela, ciente da vulnerabilidade do protagonista de seu novo filme: o professor de natação Rubens (Daniel de Oliveira).
Leia Mais
'Grease' completa 40 anos e ganha nova edição em DVD e Blu-RayInspirado no livro premiado de Carlos Heitor Cony, filme de Ruy Guerra contrapõe passado e presente Estreia '7 dias em Entebbe', filme do diretor José Padilha sobre ato terrorista ocorrido na África Filme '10 segundos para vencer' mostra a relação do pugilista Éder Jofre com seu paiConheça os filmes brasileiros que podem concorrer ao Oscar 2019Filme inspirado na canção 'Eduardo e Mônica' já tem protagonistas definidosFelipe Hirsch traz em Severina um filme atemporal sobre o amorO tema universal do beijo amaldiçoado lembra um clássico do teatro brasileiro: O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues. Haveria algo da dramaturgia de Nelson no filme de Carolina? “Ele faz parte da minha educação artística, mas no filme não chegamos a olhar para a peça do Nelson, que considero uma grande obra”, comenta a cineasta.
Na verdade, O princípio de Arquimedes, peça do espanhol Josep Maria Miró, e o filme El virus de la por, do diretor catalão Ventura Pons, nutriram o roteiro de Lucas Paraizo, sempre lembrado por seu trabalho em A teia, O caçador e O rebu, séries da TV Globo.
“Pré-julgamentos nas redes sociais são muito perigosos não apenas pela possibilidade de destruir a reputação de uma pessoa.
FESTIVAIS Em 2017, Aos teus olhos ganhou o prêmio de melhor longa de ficção por votação popular no Festival do Rio, além de levar os troféus de melhor ator (Daniel de Oliveira) e de melhor ator coadjuvante (Marco Rica). Na 41ª Mostra de São Paulo, também no ano passado, o filme conquistou o prêmio de melhor ficção nacional.
A composição do elenco é um dos destaques do longa. “Daniel de Oliveira é um ator extraordinário, que vai do bom moço ao vilão, característica fundamental para a composição de Rubens”, comenta Carolina Jabor.
Por sua vez, Luiz Felipe Mello, de 12 anos, mereceu atenção especial. “Conversamos muito com ele, a mãe e a avó.
Em Belo Horizonte, Aos teus olhos está em cartaz nos cinemas Belas 3, BH 9 e Ponteio 2. .