Em um ano em que a indústria cinematográfica foi tomada por denúncias de assédio contra mulheres. a 4ª Mostra de Cinema feminista chega a Belo Horizonte para chamar a atenção de dar visibilidade às lutas diárias das mulheres. O objetivo é mostrar para o mundo as produções cinematográficas dirigidas por mulheres. De hoje, quinta-feira, 8, até sexta-feira, 16, o Sesc Palladium abre as portas para a 4ª Mostra de Cinema Feminista. Em cartaz, estão mais de 69 filmes nacionais e estrangeiros, que chamam atenção sobre as diversidade, as lutas e o universo do feminismo negro e indígena.
A integrante da Coletiva Malva e uma das curadoras das mostra, Daniela Pimental, conta que a expectativa é reunir não só mulheres, mas todos os gêneros e pessoas que se identificam com a causa para debater uma luta que é diária. "Uma das coisas mais importantes do evento é poder promover um ambiente saudável, de debate e disseminação das obras das mulheres", afirma.
saiba mais
Filme 'Lou' conta história de pioneira da psicanálise e feminismo
Dicionário norte-americano elege 'feminismo' como a palavra do ano
'Pantera Negra' alcança nona maior bilheteria da História nos EUA
Rodado em Cataguases, 'Redemoinho' é eleito melhor filme no FESTin 2018
'Eram adultos falando do meu corpo, fiquei chocada', diz ex-Masterchef Kids
"Essa é a quarta edição do evento e nossa expectativa é a melhor possível. No ano passado tivemos um resultado muito bom. As pessoas abraçaram a causa e compareceram para debater, dialogar e prestigiar grandes obras. A ideia que nesta edição o público seja ainda melhor, afirma Daniela.
Para dar ainda mais visibilidade ao assunto, cada sessão exibida na mostra leva o nome de um grito da luta feminista. A primeira sessão, que estreia nesta quinta-feira, 8, Dia da Mulher, leva o nome Lute como uma mulher, com a exibição dos curtas Fantasia de Índio, de Manuela Andrade, Rainha, de Sabrina Fidalgo e Tentei, de Laís Melo.
Em seguida, será realizada a sessão Existimos porque resistimos com exibição de três filmes e um debate sobre feminismo negro mediado por Letícia Souza, da Coletiva Malva, e as convidadas Beatriz Vieirah, Juhlia Santos e Débora Rodrigues.
A programação é gratuita e tem sessões a partir das 18h até o dia 16.
Assista ao teaser de 'Em busca de Lélia, que será exibido nesta quinta-feira, 8.
SERVIÇO
4ª Mostra de Cinema Feminista
Quando: 8 a 16 de março de 2018 (exceto segunda-feira, 12 de março)
Onde: Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada Franca