Indicada ao Oscar de melhor documentário por 'Visages, Villages', que coridige com o fotógrafo J.R., a cineasta francesa Agnès Varda não pôde comparecer ao encontro marcado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood com todos os indicados de 2018, mas encontrou um jeito bem-humorado de "comparecer".
Varda, de 90 anos, um dos nomes de expressão da nouvelle vague francesa, enviou uma fotografia sua em tamanho natural. Na foto oficial do encontro, "ela" ficou entre seu codiretor J.R. e a diretora americana Greta Gerwig, de "Lady Bird".
'Visages, Villages' registra uma viagem de Varda e J.R. pelo interior da França, a bordo de uma caminhão fotográfico. Além de conversar com pessoas comuns, os dois produzem fotos dos moradores e as ampliam em tamanho gigante para a impressão em locais públicos, como a fachada de suas casas, por exemplo.
Para o encontro do Oscar, Varda mandou também uma foto sua com seu gato, o que deu oportunidade para uma piada com o diretor Guillermo del Toro e o ator Doug Jones, que tem uma cena assustadora com um gato em "A forma da água".
'Visages, Villages' estreou em Belo Horizonte no dia 25 de janeiro e sai de cartaz nesta quinta (8). Nesta quarta (7), o filme tem sua última sessão no Cine Belas Artes, às 14h.