O cinema brasileiro bateu recorde de lançamentos no ano de 2017: 158 filmes foram lançados, enquanto 142 saíram em 2016. O ano passado também foi o maior em lançamentos de animações e de documentários. Segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), foram sete animações e 60 documentários. Em 2016, apenas um longa de animação e 44 documentários foram lançados. Os lançamentos estão em constante aumento desde 2014, quando 114 filmes foram lançados. De 1995 a 2017, seis quedas no número de lançamentos foram registradas.
Leia Mais
Brasil tem 19 filmes pré-selecionados para os Prêmios Platino de Cinema Ibero-AmericanoConheça o filme mineiro que venceu a Mostra Aurora em TiradentesDocumentário sobre o impeachment de Dilma é selecionado em Berlim Brasil emplaca 12 filmes no Festival de Roterdã, na Europa Filme sobre a vida de Roberto Carlos será lançado no próximo anoA Paixão de Cristo de Mel Gibson terá continuação e Jim Cavieziel diz que chocará público Enquanto ganha força nos EUA, participação feminina no audiovisual dá passos tímidos para aumentar no Brasil Os filmes brasileiros com maiores públicos foram Minha mãe é uma peça 2, Polícia Federal — A lei é para todos e Os parças. O primeiro atingiu a marca dos 5 milhões, enquanto os outros dois ficaram empatados 1,3 milhão. O campeão de público geral em 2017 foi Meu malvado favorito 3, com quase 9 milhões.
De acordo com a Ancine, os estados que lançaram o maior número de filmes foram Rio de Janeiro, com 65 produções; São paulo, com 55; e Rio Grande do Sul, que lançou 9 filmes. Os dados são baseados no estado em que se localiza a empresa que produziu o filme. Outro dado mostrado pela Agência é o gênero de quem dirigiu os filmes. Nota-se uma diferença considerável entre diretores e diretoras: dos filmes lançados, 122 foram dirigidos por homens e apenas 25 por mulheres. 11 têm direção mista.
.