Dezenove filmes brasileiros foram pré-selecionados para a 5ª edição dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano, maior premiação do cinema da América Latina, Portugal e Espanha. A lista foi anunciada nesta terça-feira (30/1) em Madrid, na Espanha, com um total de 178 escolhidas de 850 produções participantes, entre longas, documentários e animações.
Leia Mais
Conheça o filme mineiro que venceu a Mostra Aurora em TiradentesDocumentário sobre o impeachment de Dilma é selecionado em Berlim Prêmio Platino se rende a Sonia BragaPrêmio Platino valoriza região, mas não quer embate com HollywoodLonga de Alfonso Cuarón é o favorito para os Prêmios Platino de CinemaCinema nacional teve recorde de lançamentos em 2017, mas bilheteria despencouSaiba mais sobre A forma da água, líder de indicações ao Oscar que estreia hoje em BHA Paixão de Cristo de Mel Gibson terá continuação e Jim Cavieziel diz que chocará público Enquanto ganha força nos EUA, participação feminina no audiovisual dá passos tímidos para aumentar no BrasilCinema nacional bate recorde de lançamentos em 2017, mas público tem queda
Na categoria Melhor Animação, o Brasil é o grande destaque, com seis dos 14 filmes pré-selecionados. Bruna Linzmeyer, por 'O filme da minha vida', e Raquel Karro, por 'Pendular', foram selecionadas na categoria de Melhor Atriz. Na categoria de Melhor Ator estão Alexandre Nero, por 'João, o maestro', e Matheus Nachtergaele, por 'Zama'.
A primeira lista de indicados será anunciada em 20 de fevereiro e os finalistas, em março. A cerimônia de premiação será realizada em 28 de abril, em Cancún, no México.
Veja os brasileiros pré-selecionados:
O filme da minha vida: melhor filme ibero-americano de ficção; música original; atriz; direção de arte; direção de fotografia; trilha sonora.
Bingo: O rei das manhãs: melhor obra de estreia de ficção; direção de montagem; direção de arte; direção de fotografia; trilha sonora.
Como nossos pais: melhor filme ibero-americano de ficção; direção; roteiro; Prêmio Platino de Cinema e Educação em Valores.
Gabriel e a montanha: melhor filme ibero-americano de ficção; direção; roteiro.
Vazante: Melhor Obra de Estreia de Ficção
Joaquim: Direção de Montagem e Música Original
No intenso agora: melhor música original
Na categoria Melhor Ator: Alexandre Nero (João, o maestro) e Matheus Nachtergaele (Zama)
Na categoria Melhor Atriz: Bruna Linzmeyer (O filme da minha vida) e Raquel Karro (Pendular) Na categoria Documentário: Crônica de demolição, Divinas divas, Um filme de cinema.
Na categoria Animação: As aventuras do pequeno Colombo; Bugigangue no espaço; Café, um dedo de prosa; História antes de uma história; Historietas assombradas – O Filme; Lino, uma aventura de sete vidas.
A lista completa de pré-selcionados pode ser acessada aqui.
.