O curta-metragem Russa, de autoria do mineiro Ricardo Alves Jr. e do português João Salaviza, foi selecionado para a competitiva oficial da 68ª edição do Festival de Berlim, que começa em 15 de fevereiro.
O curta de 20 minutos conta a história da personagem Russa, que volta ao bairro do Aleixo, na periferia do Porto, em Portugal, para visitar a irmã e os amigos com quem celebra o aniversário do filho. Neste reencontro, ela retoma a memória coletiva de seu bairro, onde a arquitetura do passado se manteve intacta. A primeira exibição de 'Russa' em Berlim será em 19 de fevereiro.
Ricardo é o autor do filme Elon não acredita na morte, lançado em 2016, que foi selecionado por festivais importantes como o de Brasília e a Semana dos Realizadores no Rio de Janeiro. O filme também esteve presente na programação do Macao Film Festival & Awards, na China, onde ganhou a categoria Best Artistic Contribution Award.
saiba mais
Filmes nacionais são selecionados para o Festival de Berlim 2018
Filmes de Karim Aïnouz e Luiz Bolognesi são selecionados para o festival de Berlim
Produção húngara leva o Urso de Ouro no Festival de Berlim
Documentário sobre o impeachment de Dilma é selecionado em Berlim
Diretor Paulo Caldas investiga emoção ícone da língua portuguesa em 'Saudade'
João Salaviza, por sua vez, lançou seu primeiro longa-metragem, Montanha, em 2015, no Festival de Veneza. Também realizou uma trilogia de curta-metragens que foram premiados em festivais internacionais: Arena (2009), Rafa (2012) e Cerro Negro (2012).
Além de Russa, outros dois curtas brasileiros também estão na disputa. São eles: Alma bandida, de Marco Antônio Pereira, e Terremoto santo, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca.