A animação espanhola As aventuras de Tadeo 2 – O segredo do rei Midas, de Enrique Gato, resgata a série de filmes Indiana Jones, de George Lucas e Steven Spielberg. O filme chega nesta quinta-feira (21) aos cinemas brasileiros. Uma ótima opção para a garotada em férias. Também é boa pedida para os adultos que se fascinaram com Jones, o aventureiro destemido. A exemplo da saga do arqueólogo cativante interpretado por Harrison Ford, As aventuras de Tadeo 2 se constrói a partir das cenas de ação. O filme aposta em elementos conhecidos de uma boa aventura: a busca por um tesouro, um vilão que tenta dominar o mundo e um casal de heróis movidos não pela busca de riqueza, mas pelo espírito aventureiro. Aos 41 anos, o diretor Enrique Gato é parte da geração que cresceu assistindo às aventuras de Jones e é perceptível a admiração dele pelo herói.
Na versão original da animação, o ator Oscar Barberán empresta a voz a Tadeo, Michelle Jenner dá vida a Sara Lavrof, e Adriana Ugarte a Tiffany, assistente da pesquisadora que desempenha papel de destaque nas intrigas e subtramas do longa. Apesar de bastante jovem, Enrique Gato recebeu três prêmios Goya: diretor revelação por As aventuras de Tadeo, melhor curta-metragem por duas vezes – por Tadeo Jones, em 2006, e Tadeo Jones e o sótão maldito, em 2008. Ainda dirigiu a animação No mundo da lua (2015).
saiba mais
Animação Com amor, recria a intensidade das pinturas de Van Gogh
Animação japonesa 'Por que vivemos' aborda o sentido da vida
Longa francês 'Assim é a vida' expõe o ridículo de uma festa de casamento
Estrelado por Will Smith, novo filme da Netflix aborda racismo e bullying
Com Sandra Bullock e Cate Blanchett, 'Oito mulheres e um segredo' ganha primeiro trailer
O primeiro filme conta a história de Tadeo, operário da construção civil que vive em Chicago e que entra numa aventura por acaso. O interesse pela arqueologia começa depois que Tadeo é confundido com um profissional bastante conhecido. A confusão leva o operário para uma expedição no Peru, onde tem contato com civilizações antigas. Na aventura, é acompanhado de seu amigo de estimação, o cachorro Jeff, e da professora de arqueologia Sara Lavrof.
Na sequência, Sara se transforma em pesquisadora famosa. Quase celebridade, ela estampa capas de revistas especializadas. Enquanto isso, Tadeo continuou trabalhando na construção civil e iniciou os estudos em arqueologia. A história se desenrola a partir do convite de Sara a Tadeo para participar de um evento em Los Angeles, quando ela falará de sua mais recente descoberta: pistas de onde está o colar do rei Midas.
Na mitologia grega, Midas recebe colar do deus Apolo em pagamento por serviços prestados. O artefato concede ao mortal o poder divino de transformar tudo que toca em ouro, o toque de Midas. O que pode parecer algo fenomenal, no entanto, se tornou um transtorno. O rei não pode mais se aproximar das pessoas que ama com o risco de transformá-las no metal precioso. O enredo trabalha a contraposição entre a ganância e o amor. Como nos contos de fada, a animação também traz uma mensagem moral.
O longa lembra muito a saga de Indiana Jones e faz referências explícitas ao filme. Além de Tadeo ter o sobrenome Jones, também se veste como o personagem de Harrison Ford e usa o inconfundível chapéu do aventureiro. Outra semelhança está relacionada às consequências da profanação de túmulos sagrados. Como no filme, os protagonistas passam por momentos difíceis na caça aos tesouros arqueológicos.
A animação espanhola também coloca como protagonista a múmia que Tadeo e Sara encontram no Peru, o que abre espaço para conhecer a cultura dos incas, os povos indígenas que ocuparam o continente americano há centenas de anos.
Abaixo, confira o trailer de As aventuras de Tadeo 2 – O segredo do rei Midas: