A Agência Nacional do Cinema (Ancine) anunciou nesta quarta-feira, 13, que o filme Bingo - O rei das manhãs, de Daniel Rezende, vai representar o Brasil no Prêmio Goya 2018. O longa vai disputar uma vaga entre os quatro finalistas na categoria Melhor Filme Íbero-Americano. A premiação acontece no dia 03 de fevereiro na Espanha.
A escolha foi decidida em 12 de setembro, na sede da Ancine, no Rio de Janeiro. A seleção das obras foi feita pela Comissão de Seleção do Filme Brasileiro, composta por profissionais indicados por entidades do setor audiovisual.
O filme chegou aos cinemas no dia 24 de agosto e conta a história de Arlindo Barreto, um dos artistas que interpretou o palhaço Bozo em seu popular programa que era transmitido durante a décade de 1980. No elenco, Vladimir Brichta, Leandra Leal, Emanuelle Araújo, Tainá Müller e Ana Lúcia Torre.
saiba mais
Com Vladimir Brichta e baseado em Bozo, 'Bingo - O rei das manhãs' chega aos cinemas
Gretchen analisa Emanuelle Araújo dançando 'Conga la conga' em 'Bingo - Rei das manhãs'
Confira o novo trailer de 'Bingo', filme inspirado na história do palhaço Bozo
Bingo vai representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar
Bingo - O rei das manhãs vai representar o Brasil no Oscar 2018
Entre os 23 filmes que disputavam a vaga com Bingo estavam Como nossos pais, de Laís Bodanzky; Deserto, de Guilherme Weber; Elis, de Hugo Prata; Fala comigo, de Felipe Sholl; Malasartes e o duelo com a morte, de Paulo Morelli, e O filme da minha vida, de Selton Mello, que também aparecem entre os candidatos a representar o Brasil no Oscar.
De acordo com a comissão que selecionou o filme, os critérios foram criatividade, marca consistente do autor, representação de um universo genuíno brasileiro e capacidade de se comunicar com plateias de todo o mundo.
Abaixo, confira o trailer de Bingo - O rei das manhãs: