

Mas Love film festival, que estreia hoje no Cine Belas Artes, também foi rodado em um longo período.
Foram exatos seis anos (2009 a 2014) de captação de imagens para contar a história de amor entre Luzia (Leandra Leal) e Adrián (o colombiano Manolo Cardona). E assim como o filme de Linklater, na produção brasileira a questão temporal era essencial para o desenrolar da história.
Projeto com direção-geral de Manuela Dias (nome em alta na Globo, ela é a autora das séries Ligações perigosas e Justiça, e roteirista de Deserto feliz e O céu sobre os ombros), foi rodado em quatro países, em quatro diferentes anos e com quatro diretores: Vinícius Coimbra, Bruno Safadi, Juancho Cardona e a própria Manuela.
A história é ficcional, mas o cenário em que os personagens circulam é real. Luzia e Adrián são personagens de cinema. Ela é roteirista, ele é dramaturgo. Os dois se conhecem em 2009, durante o Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, em Portugal.
A partir desse encontro, quando o relacionamento tem início, as histórias dos dois voltam a se cruzar em festivais de cinema do Rio de Janeiro, Cartagena, na Colômbia, e Chicago, nos EUA. As filmagens foram realizadas durante os próprios festivais, tendo diretores, atores e técnicos, que participavam daqueles eventos, fazendo uma ponta como eles próprios, como o cineasta Kleber Mendonça Filho e a atriz Helena Ignez.
“Quando tive a ideia deste filme, queria ter essa experiência não só como roteirista. Como não sou diretora, convidei diretores para me ajudarem a fazer o filme que queria. De certa forma, pulverizei a direção para que o filme fosse meu. Aprendi com meus parceiros e, no quarto encontro (a parte final, rodada em 2014, em Chicago), fiz a direção sozinha”, comenta Manuela. Uma sequência já está nos planos da diretora, que pretende assumir Love film festival 2 sozinha.
saiba mais
Leandra só não participou da terceira sequência do longa, rodada em Cartagena. Na época em que essa parte foi filmada, em 2012, a atriz estava às voltas com as gravações da novela Cheias de charme. “Na última hora, ela não pôde viajar e eu tive que reescrever o roteiro em cinco dias”, conta Manuela. A personagem da atriz Nanda Costa, que originalmente não existia, foi criada para suprir a ausência de Leandra. Ela interpretou Camila, a protagonista do primeiro filme dirigido por Luzia.
Love film festival é muito pautado pelo real. Ângela Leal, mãe de Leandra, faz uma pequena participação como a mãe de Luzia. “É um filme de ficção que tem sua fricção com a vida real. Eu, por exemplo, tive um relacionamento de dois anos e meio a distância”, comenta Manuela, que acredita que o tempo é a outra ponta do triângulo amoroso. “O amor a distância é um pouco a alegoria de um outro amor.”
Para o ator Manolo Cardona, conhecido como Eduardo Sandoval, o chefe da segurança do presidente da Colômbia, Cesar Gaviria, na série Narcos, Love film festival foi um “experimento de cinema”. “Houve muita improvisação e também muita verdade. Eu, por exemplo, conheci a Leandra no mesmo dia em que filmamos o primeiro encontro do meu personagem com o dela.”
As filmagens terminaram em 2014. Love film festival teve première no Festival do Rio, em 2015. O longa está chegando aos cinemas somente agora, porque a equipe levou um ano e meio para conseguir liberação de canções do filme. Entre elas estão I’m your man (Leonard Cohen), On and on (Wilco), Here comes your man (Meaghan Smith) e My baby just cares for me (Nina Simone). A espera valeu a pena.
Veja trailer de Love film festival