O filme Polícia Federal - A lei é para todos, que pretende contar a origem da Operação Lava-Jato nos cinemas, teve seu primeiro trailer divulgado nessa segunda-feira (10/7). O vídeo revela um pouco mais do enredo do longa que reunirá vários personagens da vida real em sua trama, inspirada nas primeiras fases da força tarefa.
saiba mais
Filme Soundtrack traz Selton Mello no papel de fotógrafo que faz selfies no gelo
Primeiro longa nacional inspirado na Lava-Jato assume perspectiva dos investigadores
Operação Lava-Jato vira filme pornô no Brasil
Netflix libera trailer de 'O mecanismo', série inspirada na Lava-Jato
Filme sobre Lava Jato atrai 470 mil pessoas na estreia
As prisões do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, também estão no trailer, assim como outras cenas que remetem aos bastidores do processo. Flávia Alessandra e Antônio Calloni assumem papeis de delegados da PF, com nomes fictícios, embora inspirados em figuras reais.
Diálogos que abordam parcialidade da Lava-Jato também aparecem. Em uma das cenas, o personagem de Calloni, que interpreta o delegado Ivan Romano (uma representação do delegado Igor Romário de Paula) é perguntado por uma jornalista se eles estavam “tentando destruir o PT”. “Não estamos investigando o partido, estamos investigando os fatos”, ele responde.
Em outro momento, o oficial interpretado por Bruce Gomlevsky ouve do próprio pai que “vocês estão sendo seletivos!”. O policial se defende dizendo: “Quem cai na nossa mão é investigado, até parece que eu não votei neles também, fiz campanha”, sem citar o nome de nenhum partido. Confira:
Dirigido por Marcelo Antunez, o filme tem o roteiro baseado no início da operação, mostrando como as investigações se estruturaram, como eram os bastidores e quais foram seus desdobramentos até a condução coercitiva do ex-presidente Lula, em março de 2016.
O líder petista é interpretado por Ary Fontoura no filme, enquanto o juiz Sérgio Moro, que aparece no trailer, ao contrário de Lula, é o papel de Marcelo Serrado. O oficial que ficou conhecido como "Japonês da Federal" também está representado em uma das imagens do vídeo.
Polícia Federal - A lei é para todos não fez uso de recursos públicos destinos à cultura para ser produzido. No entanto, o longa contou com o aporte financeiro de um investidor que pediu para não ser revelado. A estreia nos cinemas está marcada para o dia 7 de setembro.