O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho vai presidir o júri da Semana da Crítica no Festival de Cannes em 2017, conforme os organizadores anunciaram em comunicado. A 56ª edição da mostra paralela de Cannes consagra a descoberta de novos talentos e acontece entre os dias 18 e 26 de maio. A relação dos selecionados será anunciada no final de abril.
Em 2016, o Kleber teve uma passagem marcante pelo festival franês. Ele foi ao evento apresentar o filme Aquarius e concorreu ao prêmio Palma de Ouro, entregue para a melhor produção do festival. No entanto, a passagem ficou lembrada pelo protesto em que ele e o elenco do longa - os atores Sônia Braga, Maeve Jenkins e Humberto Carrão, entre outros -, protestaram contra o impeachment da então presidente Dilma Rousseff.
saiba mais
Kleber Mendonça Filho assume curadoria de centro cultural em São Paulo
Kleber Mendonça Filho, diretor de 'Aquarius', entrega cargo ligado ao governo
'Kleber Mendonça Filho me pagou para falar mal dele', ironiza colunista da Veja
'Aquarius', de Kleber Mendonça Filho, divulga trailer oficial
Filmes brasileiros são indicados a importante prêmio do cinema latino
Além do pernambucano, a produtora Diana Bustamante Escobar, o jornalista Eric Kohn, a diretora do Metropolis Art Cinema, Hani Mroué, e o ator Niels Schneider completam o júri.
A Semana da Crítica reúne sete filmes que entrarão na disputa pelas estatuetas de Melhor Filme e Revelação. Os curta-metragens não serão deixados de lado e concorrem ao troféu Descoberta. Este prêmio revelou cineastas como os mexicanos Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno, 2006) e Alejandro González Iñárritu (O regresso, 2015), e o argentino Santiago Mitre (Abutre, 2010).
O Festival de Cannes irá acontecer entre 17 e 28 de maio.