Uai Entretenimento

Filmes brasileiros são indicados ao Prêmio Platino do Cinema, em Madri

Divulgação ocorreu no 32º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara

Correio Braziliense

Boi neon, de Gabriel Mascaró foi pré-selecionado em cinco categorias - Foto: Imovision/Divulgação

Foram divulgados no 32º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara os pré-selecionados para a 4° edição dos Prêmio Platino do Cinema Ibero-americano, que será realizado em julho em Madri. Onze filmes brasileiros estão no páreo. Boi neon, de Gabriel Mascaro, pré-selecionado em cinco categorias, Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, e Para minha amada morta, de Aly Muritiba, ambos com quatro, são os longas-metragens brasileiros que reuniram o maior número de pré-indicações.

 

A edição teve um recorde de participações, chegando a 847 produções. Houve a criação de uma nova categoria que premiará a melhor minissérie ou telessérie cinematográfica ibero-americana. Na categoria melhor filme Ibero-americano de ficção estão os brasileiros Aquarius, de Kleber Mendonça Filho; Boi neon, de Gabriel Mascaro, e Nise - O coração da loucura, de Roberto Berliner. Na categoria melhor direção, concorrem Anita Rocha da Silveira, por Mate-me por favor; Gabriel Mascaro, por Boi neon e Kleber Mendonça Filho, por Aquarius.


Andreia Horta, por Elis; Gloria Pires, por Nise - O coração da loucura e Sonia Braga, por Aquarius foram as pré-selecionadas na categoria de melhor interpretação feminina. Para melhor interpretação masculina, os escolhidos são Juliano Cazarré, por Boi neon e Fernando Alves Pinto, por Para minha amada morta.
 
Para o Platino de melhor documentário de longa-metragem, estão pré-selecionados Cinema novo, de Eryk Rocha; Curumim, de Marcos Prado, e Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil, de Belisário Franca. Para a categoria que destaca os novos valores do cinema ibero-americano, o Prêmio Platino para a melhor primeira obra de ficção Ibero-americana concorre Mate-me por favor, de Anita Rocha da Silveira, enquanto Bruxarias, de Virginia Curiá, foi pré-selecionada para melhor filme de animação.

Confira a lista com os filmes brasileiros indicados:

Boi neon (Filme Ibero-Americano de ficção, direção, ator, roteiro e fotografia)
Aquarius (Filme Ibero-Americano de ficção, direção, atriz, prêmio Platino para educação em valores)
Para minha amada morta (Ator, montagem, direção de arte e fotografia)
Nise, o coração da loucura (Filme Ibero-Americano de ficção, atriz, prêmio Platino para educação em valores)
Elis (Atriz, direção de arte)
Mate-me, por favor (Primeira obra de ficção Ibero-americana, direção)
Cinema novo (Documentário)
Curumim (Documentário)
Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil (documentário)
Bruxarias (Animação)
Meu amigo hindu (prêmio Platino para educação em valores)