Posteriormente identificado como um cozinheiro de Munique, Ludwig Lehner apresenta leve semelhança com o astro de Hollywood e conseguiu se passar por Gosling mesmo com a produção do evento. "Uma das estrelas mais quentes em Hollywood... O único e único, Ryan Gosling", apresentou, emocionado, o anfitrião da noite, Steven Gaetjen, ao chamar o ator ao palco.
A clara diferença do sósia em relação ao ator, porém, não passou despercebida do público – formado por outros astros do cinema –, gerando um visível clima de constrangimento na plateia quando ele recebeu a estatueta, especialmente em estrelas como Nicole Kidman, Jane Fonda e Colin Farrel. "Boa noite, eu sou Ryan Gosling!", declarou Ludwig, com um forte sotaque alemão. "Dedico este prêmio a Joko e Klaas, muito obrigado. Há um ditado em Hamburgo que é, 'tchau, tchau!'", continuou antes de sair rapidamente do palco.
Logo em seguida, o apresentador retornou ao palco para explicar timidamente o erro. Ainda segundo o Daily Mail, os organizadores já teriam ordenado uma revisão completa dos procedimentos de segurança após a gafe.