A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, instituição responsável pelo Oscar, publicou, nesta terça-feira (1º), um pedido de desculpas, depois de ter usado a foto de uma produtora viva durante o segmento In Memorian, que presta homenagem aos profissionais do cinema mortos, na cerimônia de premiação do último domingo (26). A mensagem foi publicada na página oficial do Oscar no Facebook juntamente com o vídeo corrigido.
''Pedimos sinceras desculpas à produtora Jan Chapman, cuja foto foi erroneamente usada no Oscar In Memorian'', escreveu. ''Janet, membro da Academia e dona de quatro indicações ao Oscar, era amada em nossa comunidade. Nossas sinceras desculpas e condolências à família'', finalizou. A imagem correta de Janet Patterson foi colocada na publicação.
Ela foi uma figurinista australiana indicada quatro vezes ao Oscar (por O piano, Retratos de uma mulher, Oscar e Lucinda, e O brilho de um paixão). Morreu em outubro de 2016. Na homenagem, seu nome e cargo estavam corretos, mas a foto usada foi, na verdade, da produtora Jan Chapman, que lamentou o erro.
''Eu fiquei arrasada com o uso da minha foto no lugar da minha grande amiga e colaboradora de longa data Janet Patterson. Ela era uma pessoa linda, quatro vezes indicada ao Oscar, e é decepcionante ver que esse erro passou. Eu estou viva, bem e continuo na ativa'', disse, em declaração à revista Variety.