A cerimônia do Oscar 2017 foi para lá de atribulada. Além de errar na hora de anunciar o prêmio de Melhor Filme, a premiação utilizou a foto de uma produtora viva durante o segmento In Memorian, que homenageia os profissionais do cinema mortos no ano anterior.
Janet Patterson, figurinista australiana indicada quatro vezes ao prêmio (por O piano, Retratos de uma mulher, Oscar e Lucinda e O brilho de uma paixão), faleceu em outubro de 2016.
Seu nome e cargo estavam corretos. No entanto, a foto utilizada era, na verdade, da produtora Jan Chapman.
Em declaração à revista Variety, a produtora lamentou o erro. ''Eu fiquei arrasada com o uso da minha foto no lugar da minha grande amiga e colaboradora de longa data Janet Patterson'', disse.
''Pedi para a agência dela checar qualquer fotografia que pudesse ser usada e soube que a Academia disse a eles que estava tudo certo'', afirmou. ''Janet era uma pessoa linda, quatro vezes indicada ao Oscar, e é decepcionante que esse erro tenha passado despercebido. Eu estou viva, bem, e continuo ativa.''
saiba mais
Destaques do Oscar chegam ao catálogo da Netflix em maio
Empresa de auditoria se desculpa pelo erro durante o Oscar 2017
Warren Beatty comenta erro durante o Oscar 2017
Oscar pede desculpas por usar foto de produtora viva em homenagem póstuma
Responsável por confusão no Oscar estava no Twitter durante cerimônia
OUTROS HOMENAGEADOS O ator Bill Paxton (Titanic, Twister e Agents Of Shield), morto no último sábado (26), aos 61 anos, acabou ficando de fora do clipe feito pela Academia, mas foi lembrado pela atriz Jennifer Aniston em seu discurso de apresentação da cerimônia.
Entre os homenageados estavam estrelas como Mary Tyler Moore, Debbie Reynolds, Carrie Fisher, John Hurt, Gene Wilder, Anton Yelchin, Zsa Zsa Gabor e o brasileiro Hector Babenco.