O longa de Marcelo Gomes sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier antes de se transformar no mítico Tiradentes passa às 12 horas, daqui, 9 horas do Brasil. O diretor já disse que pesquisar para o filme de época o ajudou a entender o País atual. "As origens de nossos problemas estão todas no passado." Até agora, na apresentação de filmes como Rifle, de Davi Pretto, e Pendular, de Julia Murat, ou no tradicional coquetel da embaixada para os artistas presentes em Berlim, os diretores têm aproveitado a vitrine da Berlinale para ler um documento da categoria cobrando uma política pública para o cinema brasileiro. Apesar dos resultados positivos, há apreensão pelo futuro da Ancine, após a saída de Manuel Rangel. A questão que não quer calar - o que está sendo preparado para hoje?
"Estamos mais maduros. Teria ficado preocupado se a gente continuasse só no espírito do 'Fora, Temer', que tende a ser desautorizado como coisa de radicais
O festival prossegue com seus altos e baixos. Nem os fãs de carteirinha do espanhol Álex de la Iglesia se empolgaram com El Bar, uma alegoria sobre o estado do mundo em que os frequentadores de um bar são vítimas de um atirador. Eles fogem para o porão, o clima é de desconfiança e perigo. Muito melhor é Sage Femme, do francês Martin Provost. Uma médica especializada em trazer bebês ao mundo (Catherine Frot) tem de ajudar outra mulher (outra Catherine, a Deneuve) a morrer. Há entre elas diferenças profundas. Frot era muito jovem quando Deneuve 'destruiu' a família e, depois, abandonou seu pai. O encontro das duas Catherines é sensacional e o diretor logra outro vigoroso retrato de mulher(es), após Séraphine e Violette.
Confira teaser do longa: