O roteiro de Taylor Sheridan, também ator e autor de Sicario, de Denis Villeneuve, mostra dois irmãos, Toby (Chris Pine) e Tanner (Ben Foster), assaltando pequenas agências de banco em vilarejos isolados no Oeste do Texas. Tanner tem um passado no crime, mas Toby, não. Em seu encalço, está o xerife Marcus (Jeff Bridges) e seu parceiro nativo-americano Alberto (Gil Birmingham).
A qualquer custo é uma mistura de filme de estrada e western, dirigida por um escocês, David Mackenzie (Starred up). “Já tinha passado um período no Oeste do Texas”, contou o cineasta em entrevista em Cannes. “Sabia que queria um dia filmar naquele ambiente, então essa foi uma grande oportunidade. Tentei realmente abraçar a cultura tradicional americana.”
Mas ele percebeu que tinha um olhar diferenciado, junto com o diretor de fotografia Giles Nuttgens e o montador Jake Roberts, também britânicos. “Coisas que os americanos acham mundano, nós achamos interessante e bonito”, contou. Por exemplo: os carros que nunca são descartados e ficam estacionados nos quintais amplos, para o reaproveitamento das peças. Seus atores acham que ele se deu bem
Fazer um western era um sonho para Mackenzie, como para quase todo diretor de cinema. “O que me fascina é o espaço, tão amplo que a humanidade sobressai, assim como os temas.” Por exemplo, a nova cara dos Estados Unidos, as transformações pelas quais o país passa, especialmente a região Sudoeste. “Num lugar tão espaçoso, sem concentração de pessoas, cada um precisa se virar sozinho. Ainda resta aquele espírito dos pioneiros. Mas o filme fala um pouco do fim disso. Tem uma fala em que Alberto diz: ‘A Comancheria (região retratada que antigamente era território dos comanches) era do meu povo, depois virou do seu povo, agora é terra de ninguém’. Isso parece interessante.” Pine acrescentou: “Taylor Sheridan fala que é um longa sobre a morte do Oeste americano”.
Esse declínio de um modo de vida é marcado por propriedades que foram tomadas pelos bancos, na grande crise imobiliária e financeira iniciada em 2008. “Todo o mundo pensa: só um louco para roubar um banco”, disse Foster
Confira o trailer: