La la land: Cantando estações não tem nada de épico, de melodramático ou de fantástico. Mas caso o Oscar faça como o Globo de Ouro (que deu todos os prêmios às categorias a que o musical de Damien Chazelle havia sido indicado), o filme poderá figurar entre aos maiores vencedores da história da Academia de Hollywood: Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O senhor dos anéis: O retorno do rei (2003), todos com 11 estatuetas.
Bem, com as 14 indicações na 89ª edição do prêmio máximo da indústria cinematográfica, ele já se iguala aos dois recordistas nesse quesito: A malvada (1950) e Titanic.
Sob esse ângulo, o anúncio dos indicados ao Oscar – a cerimônia será em 26 de fevereiro – não trouxe surpresas. La la land é o filme-sensação (com muitos méritos para tal) da temporada.
Receberam também bom número de indicações Moonlight: Sob a luz do luar, de Barry Jenkins, e A chegada, de Denis Villeneuve (oito cada); Manchester à beira-mar, de Kenneth Lonergan, Até o último homem, de Mel Gibson, e Lion: Uma jornada para casa, de Garth Davis (seis cada). O reconhecimento do drama histórico de Gibson marca o fim de 10 anos de purgatório em que Hollywood o havia colocado.
Com as duas últimas polêmicas edições marcadas pela ausência de intérpretes negros entre os indicados (e sangria em sua audiência televisiva, que, em 2016, teve o pior índice em oito anos), a Academia de Hollywood aprendeu que o cinema deve refletir sobre a diversidade do mundo atual.
Três dos nove indicados a melhor filme apresentam narrativas sobre afro-americanos nos EUA. Moonlight conta a história de um menino pobre de Miami que descobre sua homossexualidade. Cercas fala de um catador de lixo que sonhava ser ídolo do beisebol. Estrelas além do tempo mostra a vida de funcionárias negras da Nasa, que, nos anos 1960, têm que lidar com o preconceito racial.
Seis atores negros foram indicados, outro recorde. Denzel Washington (Cercas) e Ruth Negga (Loving) nas categorias principais. Na de coadjuvantes, Mahersala Ali (Moonlight: Sob a luz do luar), Viola Davis (Cercas), Naomi Harris (Moonlight) e Octavia Spencer (Estrelas além do tempo). Pela primeira vez, a categoria de atriz coadjuvante tem três negras. O mesmo número se repetiu em roteiro adaptado, com August Wilson (Cercas) e Barry Jenkins e Tarell McCraney (Moonlight).
Na América de Trump, três candidatos a melhor documentário abordam a experiência dos afrodescendentes. Eu não sou seu negro, de Raoul Peck, é inspirado no manuscrito Remember this house, do escritor James Baldwin, morto em 1987. As outras duas produções são O. J. made in America, sobre a vida de O. J. Simpson, e 13th, de Ava Du Vernay, que trata da desigualdade racial no sistema prisional americano.
Já que o Oscar dá a largada de sua 89ª edição em meio a recordes, vai aí mais um: Meryl Streep recebeu a 20ª (!) indicação por Florence: Quem é essa mulher?.
PRINCIPAIS INDICAÇÕES
Melhor filme
. La la land: Cantando estações
. Moonlight – Sob a luz do luar
. Manchester à beira-mar
. A chegada
. Lion
. Estrelas além do tempo
. Fences
. A qualquer custo
Melhor diretor
. Denis Villeneuve (A chegada)
. Damien Chazelle (La la land: Cantando estações)
. Mel Gibson (Até o último homem)
. Barry Jenkins (Moonlight – Sob a luz do luar)
. Kenneth Lonergan (Manchester à beira-mar)
Melhor roteiro adaptado
. A chegada
. Fences
. Estrelas além do tempo
. Lion
. Moonlight – Sob a luz do luar
Melhor roteiro original
. A qualquer custo
. La la land: Cantando estações
. The lobster
. Manchester à beira-mar
.l 20th century women
Melhor filme estrangeiro
. A man called Ove (Suécia)
. Land of Mine (Dinamarca)
. Tanna (Austrália)
. O apartamento (Irã)
. Toni Erdmann (Alemanha)
Melhor edição
. A chegada
. Até o último homem
. A qualquer custo
. La la land: Cantando estações
. Moonlight – Sob a luz do luar
Atriz principal
. Emma Stone, La la land: Cantando estações
. Natalie Portman, Jackie
. Amy Adams, A chegada
. Meryl Streep, Florence – Quem é essa mulher?
. Isabelle Huppert, Elle
Ator principal
. Casey Affleck, Manchester à beira-mar
. Denzel Washington, Fences
. Ryan Gosling, La la land: Cantando estações
. Viggo Mortensen, Capitão Fantástico
. Andrew Garfield, Até o último homem
Atriz coadjuvante
. Viola Davis (foto), Fences
. Naomie Harris, Moonlight – Sob a luz do luar
. Nicole Kidman, Lion
. Octavia Spencer, Estrelas além do tempo
. Michelle Williams, Manchester à beira-mar
Ator coadjuvante
. Jeff Bridges, A qualquer custo
. Mahershala Ali, Moonlight – Sob a luz do luar
. Dev Patel, La la land: Cantando estações
. Michael Shannon (foto), Animais noturnos
. Lucas Hedges, Manchester à beira-mar
Fotografia
. A chegada
. La la land: Cantando estações
. Lion
. Moonlight – Sob a luz do luar
. Silence
Mixagem de som
. Arrival
. Hacksaw Ridge
. La la land: Cantando estações
. Rogue One
. 13 Hours
Efeitos visuais
. Rogue One
. The Jungle Book
. Doutor Estranho
. Animais fantásticos e onde habitam
. Arrival
. The BFG
. Kubo and the Two Strings
. Sete minutos depois da meia-noite
Melhor maquiagem
. A man called Ove
. Star trek: Sem fronteiras
. Esquadrão suicida
Melhor roteiro adaptado
. Moonlight – Sob a luz do luar
. Lion
. A chegada
. Fences
. Até o último homem
. Estrelas além do tempo
Melhor documentário
. Fogo no mar
. I am not your negro
.l Life, animated
. O J: made in America
. A 13ª Emenda
Bem, com as 14 indicações na 89ª edição do prêmio máximo da indústria cinematográfica, ele já se iguala aos dois recordistas nesse quesito: A malvada (1950) e Titanic.
Sob esse ângulo, o anúncio dos indicados ao Oscar – a cerimônia será em 26 de fevereiro – não trouxe surpresas. La la land é o filme-sensação (com muitos méritos para tal) da temporada.
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Com as duas últimas polêmicas edições marcadas pela ausência de intérpretes negros entre os indicados (e sangria em sua audiência televisiva, que, em 2016, teve o pior índice em oito anos), a Academia de Hollywood aprendeu que o cinema deve refletir sobre a diversidade do mundo atual.
Três dos nove indicados a melhor filme apresentam narrativas sobre afro-americanos nos EUA. Moonlight conta a história de um menino pobre de Miami que descobre sua homossexualidade. Cercas fala de um catador de lixo que sonhava ser ídolo do beisebol. Estrelas além do tempo mostra a vida de funcionárias negras da Nasa, que, nos anos 1960, têm que lidar com o preconceito racial.
Seis atores negros foram indicados, outro recorde. Denzel Washington (Cercas) e Ruth Negga (Loving) nas categorias principais. Na de coadjuvantes, Mahersala Ali (Moonlight: Sob a luz do luar), Viola Davis (Cercas), Naomi Harris (Moonlight) e Octavia Spencer (Estrelas além do tempo). Pela primeira vez, a categoria de atriz coadjuvante tem três negras. O mesmo número se repetiu em roteiro adaptado, com August Wilson (Cercas) e Barry Jenkins e Tarell McCraney (Moonlight).
Na América de Trump, três candidatos a melhor documentário abordam a experiência dos afrodescendentes. Eu não sou seu negro, de Raoul Peck, é inspirado no manuscrito Remember this house, do escritor James Baldwin, morto em 1987. As outras duas produções são O. J. made in America, sobre a vida de O. J. Simpson, e 13th, de Ava Du Vernay, que trata da desigualdade racial no sistema prisional americano.
Já que o Oscar dá a largada de sua 89ª edição em meio a recordes, vai aí mais um: Meryl Streep recebeu a 20ª (!) indicação por Florence: Quem é essa mulher?.
PRINCIPAIS INDICAÇÕES
Melhor filme
. La la land: Cantando estações
. Moonlight – Sob a luz do luar
. Manchester à beira-mar
. A chegada
. Lion
. Estrelas além do tempo
. Fences
. A qualquer custo
Melhor diretor
. Denis Villeneuve (A chegada)
. Damien Chazelle (La la land: Cantando estações)
. Mel Gibson (Até o último homem)
. Barry Jenkins (Moonlight – Sob a luz do luar)
. Kenneth Lonergan (Manchester à beira-mar)
Melhor roteiro adaptado
. A chegada
. Fences
. Estrelas além do tempo
. Lion
. Moonlight – Sob a luz do luar
Melhor roteiro original
. A qualquer custo
. La la land: Cantando estações
. The lobster
. Manchester à beira-mar
.l 20th century women
Melhor filme estrangeiro
. A man called Ove (Suécia)
. Land of Mine (Dinamarca)
. Tanna (Austrália)
. O apartamento (Irã)
. Toni Erdmann (Alemanha)
Melhor edição
. A chegada
. Até o último homem
. A qualquer custo
. La la land: Cantando estações
. Moonlight – Sob a luz do luar
Atriz principal
. Emma Stone, La la land: Cantando estações
. Natalie Portman, Jackie
. Amy Adams, A chegada
. Meryl Streep, Florence – Quem é essa mulher?
. Isabelle Huppert, Elle
Ator principal
. Casey Affleck, Manchester à beira-mar
. Denzel Washington, Fences
. Ryan Gosling, La la land: Cantando estações
. Viggo Mortensen, Capitão Fantástico
. Andrew Garfield, Até o último homem
Atriz coadjuvante
. Viola Davis (foto), Fences
. Naomie Harris, Moonlight – Sob a luz do luar
. Nicole Kidman, Lion
. Octavia Spencer, Estrelas além do tempo
. Michelle Williams, Manchester à beira-mar
Ator coadjuvante
. Jeff Bridges, A qualquer custo
. Mahershala Ali, Moonlight – Sob a luz do luar
. Dev Patel, La la land: Cantando estações
. Michael Shannon (foto), Animais noturnos
. Lucas Hedges, Manchester à beira-mar
Fotografia
. A chegada
. La la land: Cantando estações
. Lion
. Moonlight – Sob a luz do luar
. Silence
Mixagem de som
. Arrival
. Hacksaw Ridge
. La la land: Cantando estações
. Rogue One
. 13 Hours
Efeitos visuais
. Rogue One
. The Jungle Book
. Doutor Estranho
. Animais fantásticos e onde habitam
. Arrival
. The BFG
. Kubo and the Two Strings
. Sete minutos depois da meia-noite
Melhor maquiagem
. A man called Ove
. Star trek: Sem fronteiras
. Esquadrão suicida
Melhor roteiro adaptado
. Moonlight – Sob a luz do luar
. Lion
. A chegada
. Fences
. Até o último homem
. Estrelas além do tempo
Melhor documentário
. Fogo no mar
. I am not your negro
.l Life, animated
. O J: made in America
. A 13ª Emenda