Fogo no mar, do diretor Gianfranco Rossi, foi indicado ao prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2017. O longa retrata a crise migratória que atinge a Europa, sob o ponto de vista dos moradores da ilha de Lampedusa, na Sicília, uma das principais portas de entrada para refugiados no continente.
O longa concorre com I am not your negro, de Raoul Peck; Life, Animated, de Roger Ross Williams; O.J.: Made in America, de Ezra Edelman; e A 13ª Emenda, de Ava DuVernay.
A lista de indicados foi anunciada nesta terça-feira, 24, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e é dominada pelo filme La La Land: Cantando Estações, que faturou sete prêmios no Globo de Ouro.
O musical do cineasta norte-americano Damien Chazelle concorrerá em 14 categorias, incluindo melhor filme, melhor direção, melhor atriz (Emma Stone), melhor ator (Ryan Gosling), melhor edição, melhor roteiro original e melhor canção original (Audition, de Justin Hurwitz, Benj Pasek e Justin Paul).
Na categoria de melhor filme, La La Land disputará a estatueta com A Chegada, de Denis Villeneuve; Até o Último Homem, de Mel Gibson; Manchester à Beira-Mar, de Kennedy Lonergan; Moonlight: Sob a Luz do Luar, de Barry Jenkins; Estrelas Além do Tempo, de Theodore Melfi; A Qualquer Custo, de David Mackenzie; Lion: Uma Jornada para Casa, de Garth Davis; e Fences, de Denzel Washington.
Abaixo, confira o trailer de Fogo no mar: