O retrado da intimidade de um casal argentino marginal virou filme nas mãos de André Lage e será exibido nesta sexta-feira, 21, dentro da programação da mostra CineBH.
Los leones é um documentário protagonizado pela travesti Mariana Koballa e seu companheiro, Raúl Francisco, que vivem na ilha argentina de Três Bocas. De forma realista e poética, o filme acompanha o cotidiano do casal durante um ano e revela o humor diante de situações dramáticas, o convívio com os sintomas da doença de Mariana e a singularidade desta relação amorosa.
Este é o primeiro longa-metragem de André Lage, diretor auto-didata que, realizando diversos vídeos experimentais e o curta-metragem Lullaby, aprendeu a prática cinematográfica.
Los leones é um filme de amor, um encontro com o outro: o estrangeiro, o mestiço, o latino, o queer. O nome faz referência à casa que Mariana e Raúl habitam e onde foram filmados, um espaço de convívio afetivo, de múltiplas ressonâncias e atravessado por diversas histórias e subjetividades.
Para o filme, o diretor explorou a luz natural, a estranheza no enquadramento, a estética da luz contrastante. Sem o uso de entrevistas, voz-off ou narração, sem encenação pré-estabelecida e sem o desejo de forjar ficções, André Lage buscou ser apenas uma testemunha do dia a dia do casal, observando a maneira como eles vivem e a relação com um grupo social marcado pelos problemas da exclusão, do abandono, das drogas, da prostituição, do gênero sexual e da Aids.
Los Leones na mostra CineBH
Sexta-feira, 21, às 20h. MIS Cine Santa Tereza. Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, 3277-4699. Entrada franca.