O cineasta Kleber Mendonça filho não é mais responsável pela coordenação de Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. O diretor pernambucano entregou uma carta de exoneração ao presidente da instituição, Luís Otávio Cavalcanti, na qual alega que a decisão já vem sendo pensada ao longo dos últimos dois anos.
O diretor de 'O Som ao Redor' e 'Aquarius', que ocupa o cargo há 18 anos, diz que o afastamento se dá por motivos pessoais e profissionais. "Vem num momento particular da minha carreira como cineasta, carreira esta que sempre correu paralelamente às minhas funções nesta instituição", escreve ele na carta.
No texto, o cineasta conta como começou na Fundaj, aos 29 anos, e relembra as primeiras exibições de suas produções cinematográficas nas salas da instituição. Também escreve elogios: "Muito me alegra ver que, depois de 18 anos, o Cinema da Fundação tornou-se um órgão catalisador de diálogo, de cultura e que ele é visto e já estudado como grande incentivador para toda uma movimentação em torno do cinema de Pernambuco, produção esta que é hoje discutida em todo o Brasil e também no exterior a partir da comunidade criativa, que é algo impressionante".
Por meio de nota, o presidente Luís Otavio Cavalcanti comentou o ocorrido. "Respeito a decisão do cineasta Kleber Mendonça Filho, de entregar o cargo por considerar este um ato pessoal. O mesmo respeito com que trato a decisão de Kleber Mendonça, de permanecer no cargo durante os 5 meses da atual gestão . Agradeço ao cineasta, pelo trabalho realizado na instituição e na promoção do Cinema da Fundação e desejo sucesso nessa nova etapa profissional", escreveu ele.
Mendonça Filho está agora nos Estados Unidos para lançar seu mais recente filme, Aquarius, no Festival de Cinema de Nova York.
Leia a carta de Kleber Mendonça Filho na íntegra:
.