Foi anunciado hoje o filme brasileiro que irá concorrer à candidatura ao Oscar de Filme Estrangeiro: Um pequeno segredo, de David Schrumann. Assim, ficou de fora Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, um dos filmes brasileiros mais comentados de 2016.
Os membros da Comissão Especial que escolhe qual filme brasileiro será enviado à Academia do Oscar são escolhidos pelo Ministério da Cultura, que tem sido alvo de suspeitas de um boicote a Aquarius. O motivo seria um protesto feito por parte da equipe do filme durante o Festival de Cannes, em que ela levantou cartazes denunciando um golpe de Estado no Brasil.
Já no post do Ministério da Cultura no Facebook anunciando o filme escolhido, surgiram vários comentários de protesto:
Já no post do Ministério da Cultura no Facebook anunciando o filme escolhido, surgiram vários comentários de protesto:
Também no Facebook, o diretor de Aquarius disse que a decisão da Comissão Especial está possivelmente "em total sintonia com a realidade política do Brasil":
Muitos espectadores apoiaram o diretor:
Muitos espectadores apoiaram o diretor:
Quem também se manifestou na rede social foi Anna Muylaert, diretora dos filmes Que horas ela volta e Mãe só há uma. Em apoio a Aquarius, ela já havia retirado a inscrição de seu filme mais recente da seleção de candidatos que passariam pela Comissão Especial do Oscar:
Na página do filme O pequeno segredo, várias pessoas comentaram a indicação do filme:
No Twitter, o crítico de cinema Pablo Villaça acusou a página do filme de censurar comentários de pessoas contrárias à indicação:
Mais cedo, ele já havia condenado a escolha da comissão em uma série de tweets:
Confira mais reações sobre a notícia: