saiba mais
Anna Muylaert também desiste de concorrer ao Oscar em solidariedade a 'Aquarius'
Academia do Oscar anuncia 683 novos membros, dentre eles Anna Muylaert
Academia pede desculpas por piadas de Chris Rock sobre asiáticos durante Oscar
Presidente da Academia do Oscar defende filme de ator julgado por estupro
Eddie Vedder, do Pearl Jam, interrompe show para expulsar homem que agredia mulher
As chances do filme de sequer aparecer na disputa, porém, parecem ter dimuído bastante. Em 2001, Nate Parker e o co-roteirista do filme, Jean McGianni Celestin, foram acusados de estuprar uma mulher quando estavam na universidade. Parker foi considerado inocente, enquanto Celestin foi julgado culpado, mas a pena foi anulada. Em 2012, a vítima cometeu suicídio.
Agora, votantes do Oscar estão ameaçando boicotar Birth of a nation. Em entrevista ao site The Hollywood Reporter, Marcia Nasatir, uma delas, disse: "Pessoalmente, eu acho muito difícil separar o homem do filme quando ele o escreveu, dirigiu e estrelou (...). Eu quero ver um filme de alguém que estuprou uma mulher e que não reconhece a própria culpa? Hoje, baseado no que eu li, eu não veria o filme". O site aponta que muitos votantes não estão familiarizados com os trabalhos anteriores de Parker, e que, portanto, estão formando uma opinião sobre ele baseados no que aparece na imprensa sobre o caso.
Em um post no Facebook na semana passada, Parker lamentou o suicídio da vítima, de que até então ele diz não ter estado ciente. Ele alega que a relação sexual entre ele e a mulher foi consensual, mas diz: "Eu olho para aquele tempo, para minha atitute indigna e minha missão empenhada em provar minha inocência, com olhos que estão mais sábios com o tempo. Eu vejo agora que eu posso não ter mostrado empatia o bastante enquanto eu lutava para limpar o meu nome. Empatia pela jovem e empatia pela situação em que eu coloquei a mim e a outros".
A Fox mantém os planos de divulgação do filme e pretende exibi-lo no Festival de Toronto, outra grande festa do cinema. Uma estreia importante fo filme já foi cancelada na última setx-afeira, dia 19, quando ele seria apresentado no The American Film Institute com a presença de Parker. Em Los Angeles, um artista de rua californiano espalhou cartazes com imagem do pôster de Birth of a nation com o título trocado para "Estuprador?".
O filme tem previsão de estreia no Brasil para janeiro de 2017. Assista ao trailer, ainda sem legendas em português: