Filmes românticos com um pano de fundo dramático vez por outra surgem nas telas de cinema, reforçando a quase inevitável relação entre amor e sofrimento. 'Como eu era antes de você', que estreia nesta quinta-feira, 16, é uma daquelas produções com potencial para levar espectadores às lágrimas durante a projeção. Baseado no livro de mesmo nome, da britânica Jojo Moyes, responsável também pelo roteiro da adaptação cinemematográfica, o filme é dirigido pela estreante Thea Sharrock e tem como protagonistas Emilia Clarke (a Daenerys Targaryen de Game of thrones) e Sam Claflin (o Finnick de Jogos vorazes).
saiba mais
Emilia Clarke garante que dispensou dublê em cena de nudez do último episódio de Game of Thrones
Próxima temporada terá sete episódios, afirma diretor de 'Game of Thrones'
Youtubers brasileiros viram aposta do cinema em 2016
Mostra gratuita exibe filmografia completa de Tarantino em BH
Em Invocação do mal 2, James Wan comprova que é um dos craques do terror contemporâneo
Com alguns minutos de projeção se descobre que uma das intenções dos pais de Will era que a nova pessoa a cuidar do filho contribuísse para demover o jovem da ideia de morte assistida. Bastante ativo e atlético antes do acidente, o jovem sente-se infeliz por conta das limitações físicas.
O longa é competente e não soa excessivamente dramático, a despeito da situação complicada dos protagonistas, que precisam lidar com a questão delicada do direito à morte. Essa tema, porém, pouco abordado na ficção, também não ganha por aqui nenhum aprofundamento. Assim como não existem grandes conflitos ou uma real sensação de dificuldade enfrentada por Will; falta intensidade na atuação. Acrescenta-se a isso o fato do personagem ser rico e contar com recursos o bastante para ter a melhor assistência possível, de cuidados médicos a viagens de lazer.
Já Emilia Clarke consegue convencer melhor, mostrando carisma e uma veia para filmes românticos. Quem é fã de 'Game of thrones' vai achar curioso os momentos em que a atriz contracena com o pai de Will, interpretado por Charles Dance, o Tywin Lannister da série da HBO. Outro rosto conhecido da TV que está por lá é Jenna Coleman, a Clara de Doctor who.
O filme acaba soando limpo demais e idealizado: cenários bonitos, rostos simpáticos, família rica etc. Mas, a despeito disso, tem momentos agradáveis e deve cativar quem gosta de histórias na linha de 'A culpa é das estrelas' (2014), 'Se eu ficar' (2014) e 'Agora e para sempre' (2012). Confira o trailer de 'Como eu era antes de você':