
O uniforme branco dos soldados do Império, a capa e o capacete pretos de Darth Vader, os coques laterais da princesa Leia e a capa marrom de Jedi de Luke Skywalker viraram ícones tão sérios quanto o próprio roteiro de Star wars, por isso Michael Kaplan, responsável pelos figurinos de O despertar da força, ficou de olho neles. O estilo retrô futurístico de inspiração japonesa do figurinista John Mollo para os filmes dos anos 1970 e 1980 se perdeu na trilogia do século 21, quando uma profusão de seres mecanizados e aliens digitais invadiram as telas, mas Kaplan fez questão de recuperar essa ideia para a retomada de J. J. Abrams.
saiba mais
Três décadas se passaram desde que a princesa Leia apareceu pela primeira vez com um vestido branco e coques laterais e que Han Solo desfilou pela Falcon com seu colete preto de cowboy e malha justa branca. Kaplan tratou de atualizá-los, mas dentro de um universo coerente. Manteve, por exemplo, uma paleta de cores quentes em tons pasteis, com roupas em algodão e fibras naturais, para o lado rebelde, e um conjunto de azuis e metálicos trabalhados em figurinos estruturados para o lado negro da força.
Luke Skywalker

Princesa Leia

Han Solo

Obi-Wan Kenobi

Darth Vader

Quanto aos stormtroopers, a orientação de J. J. Abrams era mantê-los o mais fiel possível aos originais. Kaplan não chegou a usar os velhos figurinos, mas vasculhou os croquis originais de Lucas Film e manteve seu caráter icônico. “Ainda há 30 anos de diferença. Seria um pouco estranho ter os mesmos uniformes tanto tempo depois, com Leia e Han muito mais velhos”, disse à Vanity Fair.
O longa A fortelaza escondida, de Akira Kurosawa, foi uma das grandes inspirações para George Lucas ao conceber a série Star wars, por isso boa parte do figurino está ligada ao universo tradicional japonês. No filme, Kurosawa conta a história de dois camponeses que fogem da guerra e precisam proteger uma princesa. Especialista no figurino de Star wars, Hermes Barreto Netto fabrica as roupas do filme para pessoas que fazem cosplay desde os anos 1990. “Lucas queria que a parte visual do filme fosse muito importante e cada um dos personagens de Star wars é identificado pela silhueta”, explica.