Em primeiro lugar, entenda que Star wars é uma história de ficção que se passa "há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante". Porém, embora se enquadre no gênero ‘ficção’, os elementos da trama não são tão complexos como às vezes se imagina.
Pelo contrário, o enredo engloba elementos super batidos na literatura e no cinema, como disputas políticas, romance, destino, intrigas e luta entre o bem e o mal, com boas doses de ação e algumas pitadas de humor.
As cenas são protagonizadas por humanos, alienígenas (não necessariamente verdes, nem com antenas, nem malvados) e robôs. Espaçonaves velozes, armas de laser e vários planetas fictícios - alguns desérticos, outros semelhantes à Terra, mas todos com a licença científica para terem a mesma gravidade e atmosfera igualmente habitável - completam o cenário.
O lançamento da vez, O despertar da força, é o sétimo filme da saga. Ou seja, tem muita história para trás. Sendo assim, como acompanhar? A gente ajuda, basta você se identificar em dos dois perfis abaixo:
1 - Nunca vi os filmes, mas tenho muita vontade de ver para poder conferir o novo no cinema.
Como fazer? Essa é uma dúvida muito frequente para quem deseja se iniciar no universo de Star Wars, afinal, são seis filmes que compõem a saga e há muita discussão sobre em qual ordem assisti-los.
Um bom começo é saber que o primeiro deles é, na verdade, o Episódio IV(quatro), lançado em 1977. Os episódios V (cinco) e VI (seis), de 1980 e 1983, respectivamente, finalizam a chamada Trilogia Original, que contam como terminava a história que conhecemos até a estreia do novo filme. Entre 1999 e 2005, o diretor e criador da série, George Lucas, lançou uma nova trilogia, que é uma prequela da original, ou seja, conta o que aconteceu antes dos episódios IV, V e VI. Daí a confusão sobre por qual deles começar.
Opção 1 - Assistir na ordem de lançamento (VI, V, VI, I, II e III). É um caminho mais tradicional, pois você terá a mesma experiência que os fãs que viram os primeiros filmes mesmo antes do lançamento da segunda trilogia. No entanto, ao fazer essa escolha, os filmes I, II e III podem não ser muito empolgantes para você, já que boa parte dos fatos já serão de sua sabedoria.
Opção 2 - Assistir na ordem da narrativa (I, II, III, IV, V e VI). Dessa forma, você assistirá à saga como se ela fosse uma série, na ordem certa dos acontecimentos desde o início. No entanto, muitos fãs não recomendam essa sequência, já que ela quebra algumas surpresas que os filmes IV, V e VI oferecem ao espectador, consideradas pontos altos da história.
Opção 3 - Assistir na ordem IV, V, II, III e VI, ignorando o I, ou assistindo depois de tudo, apenas por curiosidade. Essa é a recomendação dos fãs mais fervorosos para quem deseja se iniciar em Star wars. De acordo com eles, essa sequência proporciona maior quantidade de surpresas e emoções, além de tornar o desfecho da saga ainda mais especial. O desprezo ao Episódio I acontece porque, na visão desses ‘especialistas’, ele não acrescenta muita coisa à narrativa, além de dar alguns ‘spoilers’ sobre o restante da história. Também existe uma implicância de algumas legiões de fãs com certos personagens desse filme, como o alien desastrado Jar Jar Binks e a petulante versão infantil de Anakin Skywalker.
Onde assistir? Para quem tem TV por assinatura, o canal Telecine disponibiliza os seis filmes em sua plataforma de streaming ‘Telecine Play’. O canal também exibirá os Episódios IV, V e VI na noite de sexta-feira, 18, a partir das 19h35. Na Netflix, apenas o episódio IV está disponível.
2 - Não tenho saco para ver esse tanto de filme, mas quero entender a história
Bem, você já deve ter visto por aí muitos dos elementos que fazem parte do universo de Star wars. Listamos os principais deles para você compreender melhor.
3 - Independente de conhecer a história, quero saber por que tanta empolgação com esse novo filme
Listamos seis razões que fazem de Star wars - O despertar da força o lançamento mais esperado de 2015:
.