saiba mais
Miguel Faria Jr fala sobre documentário sobre Chico Buarque
Mineiros do Atacama processam advogados que gerem os direitos de sua história
No país há 25 anos, Mika Kaurismäki exibe dois longas na Mostra de São Paulo
Entenda por que o Episódio VII vai desapontar uma legião de fãs de Star Wars
'X-Men: Apocalipse' ganha segundo trailer cheio de ação
O poder das sequências para filmes de sucesso comprova malabarismos dos estúdios para arrecadar até o último tostão nas bilheterias. Branca de Neve não precisa nem existir, por exemplo, em O caçador (em abril): a história se passa antes da trama do filme de 2012, estrelado por Kristen Stewart. Agora, a ação é garantida pelo caçador e pela bruxa má (Chris Hemsworth e Charlize Theron).
Nessa linha, há explicação para a animação Angry birds (em maio), que migra dos jogos para os cinemas, explorando a luta entre estressados pássaros e suínos que lhes tiram sossego. Aposta firme, também em animação, virá, em julho, com a quinta parte de A Era do Gelo.
O maior chamariz para os cinemas, em 26 de maio, não deixa dúvidas: X-Men: Apocalipse vem tratando de ancestralidade e deve ser visto como continuação para X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, de Bryan Singer. A lista segue com Esquadrão Suicida (4 de agosto): tremenda expectativa cerca a liberdade vigiada para o bando de vilões, com chances de redenção, na trama de David Ayer. Pistoleiro, Arlequina, Coringa e companhia entram como personagens definitivos para os atores Jared Leto, Cara Delevingne, Will Smith e Margot Robbie.
Até o monumental primeiro embate cinematográfico de 2016, Batman vs. Superman: A origem da justiça (24 de março), com o Superman de Henry Cavill à beira diante do sempre heróico Bruce Wayne (Ben Affleck), muito vai rolar. A natureza promete ir contra os homens em Os 8 odiados, com a assinatura de Quentin Tarantino: uma nevasca que impede deslocamentos dá o pontapé na trama que surge como clássicos Sete homens e um destino (1960) e Os doze condenados (1967), numa onda afinada com Django livre. No elenco, Kurt Russel, Samuel L. Jackson e Jennifer Jason Leigh.
Do time da Marvel, Capitão América: Guerra Civil (maio) e o novato Doutor Estranho (novembro).
Em quatro histórias
A quinta onda
Uma natureza de comportamento adulterado também dará as cartas na estreia de 4 de fevereiro. Envolvendo aliens, o impedimento completo do fluxo de eletricidade reservada a humanos e um tsunami, o filme tem a assinatura de J. Blakeson, reconhecido por climas de suspense. A sensação de insegurança da jovem Cassie (Chloë Grace Moretz, de Kick ass), a protagonista, só faz piorar com a presença de ataques de pássaros.
Snoopy
Os bichos, por sinal, estarão em alta, no primeiro semestre, nas telas de 2016. Com mais de 65 anos, desde a criação, em desenho animado, Snoopy experimentará a sensação de modernidade, no registro em em 3D, em 14 de janeiro. Com Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, animação comandada por Steve Martino (codiretor de Horton e o mundo dos quem!), o beagle dos traços de Charles Schulz ganha até inimigo: personagem que atende por Barão Vermelho.
Kung fu panda
Velho conhecido do público, Kung fu panda terá em 2016 a terceira parte de aventura nas telas. Em 10 de março, Po (na voz do hilário ator Jack Black) receberá a visita do pai, que andava muito sumido. Dando voz a Tigresa, a atriz Angelina Jolie deve engrossar a legião de fãs.
Deadpool
Dono de bom naipe de adoradores nos quadrinhos, Deadpool (11 de fevereiro) ganha versão em carne e osso graças ao elenco comandado por Ryan Reynolds e Morena Baccarin (de Homeland). No filme, Wade Wilson tem o inexplicável poder de ser curado, instantaneamente, de graves lesões e ferimentos. Vale dizer, ainda: em meados de março de 2016, começa o clima de despedida da série Divergente, com Convergente. Adaptação de criações de Veronica Roth, nas telas desde 2014, segue dando popularidade ao casal de atores Ansel Elgort e Shailene Woodley.