Uai Entretenimento

MARKETING POLÍTICO

Sandra Bullock atua em longa produzido por George Clooney sobre eleição na Bolívia

Filme 'Our brand is crisis' se inspira na corrida à presidência de 2002, em que Evo Morales, atual mandatário do país andino, saiu derrotado

AFP

George Clooney produz longa sobre a política boliviana, em que Sandra Bullock vive consultora política - Foto: Dave Kotinsky/AFP

 

Sandra Bullock faz o papel de uma consultora política em Our brand is crisis, filme produzido por George Clooney, que conta a derrota de Evo Morales nas eleições presidenciais da Bolívia em 2002.   trama é baseada em um documentário do mesmo nome, realizado em 2005 por Rachel Boynton, sobre como o assessor do partido democrata James Carville ajudou Gonzalo Sánchez de Lozada a vencer as eleições de 2002 contra Morales. Sánchez de Lozada se demitiu um ano depois, em meio a uma sangrenta revolta popular, e Morales chegou à presidência em 2005, onde permanece até hoje.

O filme, que estreou na sexta-feira (30/10) nos Estados Unidos, é dirigido por David Gordon Green, conhecido por Pineapple express e Manglehorn. Jane Bodine, personagem de Bullock, chega a La Paz para tentar melhorar a imagem do candidato Castillo, interpretado pelo português Joaquim de Almeida, que aparece nas pesquisas com índices mínimos. Quando percebe que não reverterá a opinião dos bolivianos, Jane convence o candidato a "vender" aos eleitores uma nova ideia: a que a Bolívia atravessa uma profunda crise que apenas sua experiência poderá superar.


"É realmente divertido ver o que acontece nos bastidores da política", disse Clooney, durante a apresentação do filme em Los Angeles. "Isto ocorre na Bolívia, mas poderia ser em qualquer lugar", disse Bullock, que gravou durante uma semana no país andino.

.