Em uma década e meia, o cumprimento da promessa rendeu a Sofia cinco longas, um Oscar e o reconhecimento de seu trabalho em paralelo à fama e influência do pai. A obra da diretora é tema da mostra '(des)Encontros com Sofia Coppola', entre 28 de agosto e 2 de setembro no Cine Humberto Mauro, que traz todos os filmes da norte-americana em cartaz com entrada franca.
Criada sob o peso e benefício do sobrenome, a experiência anterior como atriz não havia rendido bons frutos para Sofia, que fez a primeira aparição nas telonas ainda com um ano de idade. O filme era nada menos que 'O poderoso chefão' (1972) e a caçula dos Coppola vivia Michael Rizzi, sobrinho de Don Corleone cujo batismo é sucedido pela morte brutal do pai.
Leia Mais
'Homem irracional', 51º filme de Woody Allen, estreia em BHCom 'Que horas ela volta?', Anna Muylaert diz ter feito 'espelho' do Brasil atualParis Hilton afirma ter 'inventado' a selfie antes do termo existir Paris Hilton vai lançar sua própria rede de hotéisRobert De Niro e Michelle Pfeiffer estrelam filme sobre o golpista Madoff
A reviravolta veio definitiva por trás das câmeras e com a artista assumindo controle dos roteiros. Sucesso no circuito indie, 'Virgens suicidas' foi seguido do fenômeno mainstream de 'Encontros e desencontros' (2003). Com o drama estrelado por Bill Murray e Scarlett Johansson, Sofia viveu a rendição de seu Razzie ao conquistar um Oscar de Melhor roteiro e uma indicação ao Oscar de Melhor direção — tornando-se a terceira mulher a concorrer na categoria.
O terceiro longa, 'Maria Antonieta' (2006) conquistou o público e decepcionou a crítica ao aproximar a figura histórica da rainha francesa de uma juventude contemporânea, particularmente através da trilha sonora recheada de Strokes, New Order, The Cure e Gang of Four.
Relembre o trailer de 'Maria Antonieta':
As obras mais recentes trouxeram Coppola de volta à contemplação da luxuosidade e farsa no mundo dos ricos. 'Um lugar qualquer' (2010) sofreu comparações com 'Encontros e desencontros', mas consolidou a carreira da jovem Ellie Fanning como filha do astro de cinema vivido por Stephen Dorff. Já 'Bling ring' (2013) relê a história real de um grupo de ladrões adolescentes que invadia casas de pessoas famosas como Paris Hilton e Lindsay Lohan, em busca de readequar a celebridade das vítimas ao anonimato de suas próprias vidas.
(des)Encontros com Sofia Coppola
Mostra dos cinco longa-metragens assinados pela cineasta: 'Virgens suicidas' (1999), 'Encontros e desencontros' (2003), 'Maria Antonieta' (2006), 'Um lugar qualquer' (2010) e 'Bling ring' (2013). De 28 de agosto a 2 de setembro no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro). Entrada franca com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão. Clique aqui para conferir datas e horários de cada filme. Mais informações: 3236-7400.