Cinco anos depois do deslizamento que prendeu os trabalhadores a mais de 600 metros de profundidade, no fundo de uma velha mina no árido deserto chileno, a esperada estreia do filme encontra seus protagonistas reais insatisfeitos pelos direitos de sua incrível história.
'Os 33', dirigido pela mexicana Patricia Riggen e protagonizado pelo espanhol Antonio Banderas e a francesa Juliette Binoche, além do brasileiro Rodrigo Santoro, terá sua estreia mundial no Chile em 6 de agosto. No domingo passado, aconteceu a pré-estreia em um cinema de Santiago.
A história parecia se encaminhar para mais uma tragédia. Durante 17 dias nada se sabia sobre eles, e quando a esperança estava prestes a acabar, uma pequena mensagem de vida do fundo da mina, em que afirmavam estar todos bem, provocou uma reviravolta épica na história. Após 69 dias todos foram resgatados sãos e salvos em um final feliz que comoveu o mundo.
saiba mais
-
Jesse Eisenberg e Kristen Stwart atuarão em novo filme de Woody Allen
-
Meryl Streep interpretará vocalista de rock em 'Ricki and The Flash'
-
'Quarteto fantástico' ganha novo trailer incrível
-
'Magic Mike XXL' volta à história da turma de rapazes-objeto
-
'O agente da U.N.C.L.E.' ganha novo trailer repleto ação
-
Primeiro filme original do Netflix quer conquistar Veneza
-
Com sessões esgotadas, 'O dia do Galo' cresce nos cinemas mineiros
-
#EstreiaDaSemana: strippers retornam em 'Magic Mike XXL'
-
'Missão: impossível 6' é confirmado para 2017
-
Netflix anuncia produção de primeira série original brasileira
-
Estreia de 'Os 33' causa polêmica no Chile
-
Sequência de 'Minha mãe é uma peça' é confirmada
-
Trailer de Deadpool é divulgado; assista
Poucas semanas depois de serem resgatados, em 13 de outubro de 2010, os 33 mineiros fizeram um acordo para ceder os direitos de sua história para um filme e um livro.
Com a assessoria de advogados foi criada uma complexa estrutura jurídica que deixou alguns satisfeitos, mas que para outros os deixou de "mãos atadas".
"Não sei se concordo com o acordo. Temos que esperar que o filme saia e ver como ficamos", disse à AFP o mineiro Carlos Barrios.
"Tudo está super claro", disse Mario Sepúlveda, o mais histriônico do grupo e personagem de Antonio Banderas.
"Alguns voltaram atrás. Este é um negócio e uma vez que começa a dar frutos, se supõe que deva começar a dar lucro para cada um dos nós", acrescentou Sepúlveda.
- Sua história na grande tela -
Há poucas semanas, grande parte dos mineiros e suas famílias tiveram a oportunidade de assistir o filme. Houve choro e muitos conseguiram se reconhecer na tela grande, nas atuações de atores como Rodrigo Santoro, Adriana Barraza, Kate del Castillo, Gabriel Byrne, Mario Casas, Juan Pablo Raba, Tenoch Huerta e Alejandro Goic, entre outros.
"O filme é forte. Para nós mineiros foi difícil assistir, porque fomos lembrando de tudo. Alguns choraram", disse Barrios.
"É muito próximo da nossa história. Às vezes se diz que os filmes não refletem o que aconteceu na vida real, mas este não. É bem próximo", acrescentou.
"Está extraordinário, lindo. Nos deixa muito bem como país", afirmou Mario Sepúlveda.
O filme, produzido pelo americano Mike Medavoy - indicado ao Oscar em 2011 por "Cisne Negro", com Natalie Portman - foi rodado em 2014 em uma mina de sal na região colombiana de Mecomón e no deserto chileno.
A produtora Alcon Entertainment comprou os direitos de distribuição do filme nos Estados Unidos, onde a estreia está programada para 13 de novembro.
"A equipe dos 33 é a maior e mais bela que existiu. Agora que estupidez e dinheiro nos separem é outra coisa", disse Mario Sepúlveda.
Mas o mineiro lembra: "Para saber a verdade sobre os 33 tem que se fazer uma série, porque cada companheiro tem sua própria história, cada um a viveu de sua própria forma".