"O filme a seguir é baseado em artes, músicas, diários, imagens em Super 8 e montagens de áudio cedidos pela família de Kurt Cobain.” A frase aparece no início de 'Montage of heck', documentário que estreia nesta quinta-feira, 18, no país sobre a vida do líder da banda Nirvana, uma das mais importantes da cena roqueira norte-americana dos anos 1990.
Confira trailer de 'Montage of heck':
O maior trunfo do documentário, produzido pelo canal HBO, é justamente utilizar-se de imagens raras — raríssimas e inéditas, em grande parte — para recriar a saga de Cobain, morto em 1994, aos 27 anos, por conta de um suicídio.
Veja salas e horários de exibição
A profundidade da narrativa e o vasto acervo levantado pela produção fizeram logo com que o documentário, dirigido pelo realizador Brett Morgen, fosse tido como o definitivo sobre a conturbada trajetória de Kurt Cobain.
A revista Rolling Stone, especializada em rock e cultura pop, destacou em uma crítica o nível de intimidade que o longa-metragem cria entre o espectador e o artista. Intimidade que, aliás, nunca foi problema para o cantor e compositor norte-americano.
Kurt, autor de clássicos como 'Come as you are', 'Smells like teen spirit' e 'About a girl', marcou toda uma geração pela forma como se despiu em suas canções. Era avesso à mídia, entretanto.